Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

EUA concedem número recorde de green cards para brasileiros em 2022

Robert Linder Unsplash EUA USA e1668707967217 EUA concedem número recorde de green cards para brasileiros em 2022

Em 2022, por sua vez, houve um crescimento de 284% na emissão do visto EB-2 para brasileiros (Robert Linder/Unsplash)

Um levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, com informações obtidas junto ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, revela que a quantidade de brasileiros que querem morar e trabalhar no país não para de crescer. De acordo com os números, 23.596 cidadãos do Brasil receberam o documento norte-americano de residência permanente (green card) em 2022, uma alta de 28,5% sobre o ano anterior e o maior volume da série histórica.

Com isso, o Brasil foi o nono país que mais recebeu o documento. O ranking é liderado por México (138 mil), Índia (125 mil), China (68 mil), República Dominicana (39 mil) e Filipinas (36 mil). A maior quantidade de green cards emitidos para brasileiros havia sido em 2019 (19,8 mil). Em 2022, por sua vez, houve um crescimento de 284% na emissão do visto EB-2 para brasileiros. O documento é destinado a profissionais com ensino superior.

“Os três maiores volumes anuais de emissão de green cards foram registrados justamente de 2019 para cá”, observa. “E não é improvável que um novo recorde seja atingido agora em 2023”, disse o CEO da AG Immigration, Rodrigo Costa, ao informar que os dados reforçam o movimento de fuga de cérebros que já vinha sendo observado no Brasil nos últimos anos.

Na avaliação do executivo, o fenômeno de fuga de cérebros é explicado por dois motivos principais: a escassez de mão de obra nos EUA, que inflaciona salários e estimula a contratação de imigrantes, e a deterioração político-econômica do Brasil na última década. “É um visto que concede o green card e que tem levado trabalhadores qualificados, como médicos, professores, pesquisadores, dentistas, analistas de TI e engenheiros de todas as áreas para os EUA”, afirmou Costa.

Recorde de naturalizações

O levantamento da AG Immigration revelou ainda que a quantidade de brasileiros que obtiveram a cidadania americana também bateu recorde em 2022. Ao todo, foram 12.983 naturalizações, leve aumento de 5,7% sobre as 12.448 de 2021 – até então, a máxima histórica. O Brasil foi o 19º país que mais teve nacionais obtendo a cidadania dos EUA, atrás de México (127 mil), Índia (64 mil), Colômbia (17 mil), Irã (14 mil) e Bangladesh (13 mil), por exemplo.

Em geral, um estrangeiro pode naturalizar-se cidadão americano após cinco anos com o green card, contanto que a maior parte deste tempo tenha sido passada em solo estadunidense. “Quando a pessoa recebe a residência permanente, ela tem que, de fato, morar no país. Caso contrário, o benefício pode ser revogado”, explica o CEO da AG Immigration.

Receba nossas newsletters