Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Exigência de vistos para turistas de EUA, Austrália e Canadá será adiada para 2025

governo federal ricardo stuckert pr brasilia Exigência de vistos para turistas de EUA, Austrália e Canadá será adiada para 2025

Decreto vai adiar por um ano o início da exigência dos vistos para EUA, Austrália e Canadá (Ricardo Stuckert/PR)

O governo federal vai cumprir a promessa de adiar a exigência de visto para turistas de Estados Unidos, Austrália e Canadá para abril de 2025. O decreto que oficializa o tão esperado adiamento ainda vai ser publicado, mas ocorre após longa negociação entre parlamentares do Congresso Nacional, Ministério das Relações Exteriores, Secretaria de Relações Institucionais, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a base de apoio do presidente Lula na Câmara dos Deputados.

Fontes ligadas ao governo confirmam a informação, embora ainda não haja uma definição sobre o decreto sair ainda hoje em edição extra ou só amanhã de manhã (10), dia em que passaria a valer a exigência. O deputado Alencar Santana, vice-líder do governo, já tinha afirmado que o executivo publicaria o novo decreto para valer a exigência no dia 10 de abril de 2025 e não mais 10 de abril de 2024. O prazo de vigência inicial era 1º de outubro de 2023 e já tinha sido adiado duas vezes.

HISTÓRICO – Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto dispensando a apresentação de visto para turistas residentes nesses países. Pela norma de 2019 revogada, os turistas poderiam permanecer no Brasil por até 180 dias, sem a necessidade de visto, para turismo, negócios, trânsito, atividades artísticas e esportivas ou em situações excepcionais. O presidente Lula determinou que o Itamaraty, por sua vez, voltasse a exigir o documento.

Receba nossas newsletters