Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Festa da Uva espera mais de 800 mil turistas e faz divulgação no Rio

Edson Nespolo diretor da Festa da Uva e equipe com rainhas e princesas

Edson Nespolo diretor da Festa da Uva e equipe com rainhas e princesas


Com expectativa de atrair mais de 800 mil pessoas em todo seu complexo só neste ano, a Festa Nacional da Uva, que está em sua 30ª edição, será a principal atração  da serra Gaúcha em março. Para apresentar o evento, que acontecerá entre os dias 20 de fevereiro e 09 de março, estiveram presentes na sede da Abav-RJ o presidente da festa, Edson Nespolo, a secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira, a comissão organizadora, a rainha e as princesas da festa. O presidente da Abav-RJ, George Irmes, também esteve na apresentação, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (06/02).

A preparação para o evento, segundo o diretor de comissões da Festa Nacional da Uva, Paulo Spanhol, começou no momento em que foram abertas as inscrições para eleição de rainha e princesas. Desde então, houve mais de cinquenta eventos oficiais e mais de cem não oficiais. Para garantir a infraestrutura às 350 atrações que estarão presentes em quatro palcos e aos 600 expositores confirmados para esta edição, o presidente da festa, Edson Nespolo, confirmou um investimento, com expectativa de geração de lucros não apenas com a festa em si, mas com eventos paralelos também. “Foram investidos R$ 16 milhões nos preparativos para a Festa Nacional da Uva. E, a movimentação de lucros que deve acontecer durante o período da festa, abrangendo a rede hoteleira e o setor agrícola também, deve girar em torno de R$ 50 milhões”, afirmou o presidente.

Estarão presentes na abertura da festa a presidenta Dilma Roussef e o técnico da seleção brasileira, Luíz Felipe Scolari. Na programação, ao longo de todos os dias do evento, haverá shows com cantores conhecidos do público, como Cláudia Leitte, Maria Gadú, Paula Fernandes e Jota Quest, além de desfile cênico (que na última edição atraiu 124 mil pessoas), danças e gastronomia típicas dos colonizadores italianos. Os ingressos já começaram a ser vendidos no site da festa e, até o momento, foram contabilizadas 70 mil vendas.

“As festas populares do Rio Grande do Sul são um produto de marketing, e a Festa Nacional da Uva é o maior evento do estado em receptivo e negócios, pois, junto a ela, acontece uma feira de agroindústria. Além disso, a festa, que tem uma comissão organizadora qualificada, promove o desenvolvimento econômico e social de Caxias do Sul, favorecendo a diversidade da composição ética de outras culturas que fazem parte da cidade, não só da italiana” explicou  a secretária Abigail Pereira.

George Irmes, o presidente da Abav-RJ, afirmou ser o Rio Grande do Sul um dos estados de maior atração para o carioca e que, mesmo concorrendo com o Carnaval no Rio de Janeiro, a Festa Nacional da Uva é um evento que deve levar muitos turistas cariocas às cidades gaúchas. “O Rio Grande do Sul, principalmente essa região de Caxias do Sul, Gramado e Garibaldi, é o segundo destino de maior atração para os viajantes do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas da região Nordeste. As agências de viagem devem ter um grande público formado por pessoas querem fugir do Carnaval, e a Festa Nacional da Uva é uma ótima opção. Nessa região, vende-se natureza, gastronomia e tradição gaúcha a um preço acessível” destacou Irmes.

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters