Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Governo da Paraíba pede aos municípios que atualizem suas inscrições no Mapa do Turismo

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), está convocando os municípios que estejam autorizados a atualizar o sistema e que façam parte do Mapa do Turismo Brasileiro para realizar a atualização obrigatória até o dia 15 de março, para que as informações sejam validadas dentro do prazo do Governo Federal.

Imagem do WhatsApp de 2024 02 27 as 10.43.14 21323683 Governo da Paraíba pede aos municípios que atualizem suas inscrições no Mapa do Turismo

Paraíba conta atualmente com 58 cidades no Mapa do Turismo (Divulgação)

O Ministério do Turismo enviou a notificação aos estados e municípios 60 dias antes da data de inscrição expirada, por meio do Sistema Brasileiro de Informação do Mapa do Turismo – SISMAPA 2.0, para a elaboração da documentação necessária, conforme previsto na Portaria no. 41 de 24 de novembro de 2021. A renovação do registro visa garantir a manutenção da participação dos municípios no programa de políticas públicas federais e o recebimento de recursos destinados ao setor.

“O Sismapa 2.0 evoluiu a cada ano, mas embora seja possível entrar a qualquer momento, a atualização e criação de novos IGRS segue um cronograma específico.Os municípios têm atualmente 60 dias para atualização, um período de tempo razoável.Buscamos avançar na estruturação e fuga do ciclo vicioso de atualizações e evoluir para um ciclo virtuoso onde os municípios possam efetivamente buscar outras alternativas e avançar como destino”, disse o Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização MTue na Paraíba, Miguel Ongelo Gomes.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta importante que contribui para a geração de renda, criação de empregos e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.Entre os objetivos podemos citar o mapeamento de destinos turísticos brasileiros, o investimento em infraestrutura e serviços turísticos, a capacitação de profissionais do setor e a promoção e divulgação de atrações turísticas nos municípios.

A secretária da SETDE, Rosália Lucas, afirma que tem acompanhado de perto o trabalho do programa de regionalização e interiorização “Estamos buscando consolidar ainda mais o nosso litoral, enquanto olhamos para os destinos que mais precisam e que têm grande potencial.Estar no mapa significa estar no centro das atenções, deixando a porta aberta para novas oportunidades de desenvolvimento.

O secretário-executivo de Turismo, Delano Tavares, destacou que a Paraíba conta atualmente com 58 cidades no Mapa do Turismo, 7 das quais estão em análise e outras 13 no processo de atualização, mas acredita que até o final de 2024, em parceria com o Sebrae, o estado verá um aumento de aproximadamente 25% no número de municípios incluídos.

A documentação deve ser apresentada digitalmente através do sitesistema.mapa.turismo.gov.br. Após aprovação das informações enviadas e inclusão no programa, a inscrição será válida por um ano.

Receba nossas newsletters