Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Gramado supera pré-pandemia em 22% ao receber mais de 8 milhões de visitantes em 2023

Prefeitura de Gramado e1705760220761 Gramado supera pré-pandemia em 22% ao receber mais de 8 milhões de visitantes em 2023

A cidade recebeu mais de 8 milhões de visitantes em 2023, alta de 6% em relação a 2022 (Divulgação)

Gramado encerrou o ano de 2023 com números positivos e resultados satisfatórios em relação à movimentação turística, 38º Natal Luz, arrecadação de impostos, abertura de empresas e geração de empregos. A cidade recebeu mais de 8 milhões de visitantes em 2023, alta de 6% em relação a 2022. Em comparação a 2019, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 22%. Estes dados são respaldados através dos dados apresentados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

NATAL LUZ – A 38ª edição do Natal Luz de Gramado foi a melhor da última década, em relação a aprovação do público. “A comunidade, o trade turístico local e nacional, bem como nosso conselho de administração, têm procurado a GramadoTur para elogiar e exaltar o Natal Luz, em relação a qualidade de shows e decoração da cidade. Estamos muito felizes com as mensagens de carinho e aprovação.”, declara a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

ARRECADAÇÃO – O Imposto Sobre Serviços (ISS), de janeiro a novembro de 2023, registrou um crescimento de 8,1% em comparação ao ano anterior. Em relação a 2019, o aumento é ainda mais significativo, atingindo 78%. Comparando os meses de novembro de 2023 e novembro de 2022, o município teve um aumento de 5,5% na arrecadação. É importante salientar que, no ano passado, neste mesmo período, o município enfrentou eventos climáticos atípicos.

ABERTURA DE EMPRESAS – No último ano, foram concedidos 456 alvarás para Microempreendedor Individual (MEI) pela Sala do Empreendedor de Gramado. Comparado a 2019, houve um aumento de 46%, pois naquele ano foram abertos 313 MEIs em Gramado. No setor hoteleiro, nos últimos três anos, a Administração Municipal emitiu mais de 12 alvarás para empreendimentos hoteleiros, totalizando 2500 novos leitos de ocupação turística, conforme dados da Secretaria Municipal da Fazenda.

EMPREGOS – No último ano, foram assinadas mais de 680 carteiras de trabalho em Gramado, sendo 285 apenas em novembro, conforme dados do Ministério do Trabalho. Destaca-se que Gramado é responsável por mais de 40% dos empregos na região da Amserra, composta pelos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, segundo informações do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

“Como governo, temos o dever de apresentar informações verídicas à nossa comunidade. Portanto, é fundamental que todos estejam atentos aos nossos canais oficiais, combatendo assim as fake news e a desinformação. Uma das metas da minha atual gestão é fornecer informações corretas, fidedignas e oficiais”, conclui o prefeito, Nestor Tissot.

Receba nossas newsletters