Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Guia Michelin retorna à Turquia e inclui Esmirna e Bodrum como destinos gastronômicos

unnamed 17 1 e1690381321854 Guia Michelin retorna à Turquia e inclui Esmirna e Bodrum como destinos gastronômicos

Cidades juntam-se a Istambul com estrelas e recomendações do guia de gastronomia mais famoso do mundo (Go Turkey)

O guia Michelin anunciou que novos restaurantes devem receber indicações e estrelas na Turquia, em destinos como Esmirna e Bodrum. Os restaurantes serão anunciados juntamente com a segunda seleção de restaurantes de İstambul em evento oficial no mês de novembro. Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin, comentou essa nova seleção na Turquia.

“Depois de uma primeira parada em Istambul no ano passado, nossos inspetores têm o prazer de colocar Izmir e Bodrum em seu roteiro. De fato, estes dois locais não são apenas ótimos locais para experiências culturais e turísticas, mas também possuem cenários gastronômicos que merecem ser descobertos. Esmirna e seus arredores oferecem restaurantes que elogiam o terroir local e demonstram as habilidades gastronômicas de alto nível de muitos jovens chefs, enquanto Bodrum brilha pela diversidade de seus restaurantes, desde os tradicionais e acessíveis localizados no centro da cidade, até os inovadores conceituados que podem ser encontrados em resorts de luxo. Ao adicionar esses dois novos destinos ao Guia Michelin, esperamos sinceramente espalhar mundialmente a mensagem de que a Turquia é um destino gastronômico imperdível.”

O Guia Michelin Istambul, lançado em 2022, demonstra o potencial gastronômico e a diversidade culinária da Turquia, com 53 restaurantes recomendados, sendo cinco com estrelas Michelin (um restaurante com duas estrelas e quatro restaurantes com uma estrela), uma indicação Michelin Green Star e 10 Bib Gourmands.

Esmirna e seus arredores, incluindo o distrito de Urla na rota do vinho, oferecem muitas possibilidades em sua culinária. De restaurantes gastronômicos e modernos a cafeterias inovadoras, passando por restaurantes tradicionais e populares, Esmirna conta com uma diversidade culinária riquíssima. Muitas vezes dirigidos por jovens chefs locais, vários restaurantes oferecem sabores do Egeu como peixe fresco e mezzes.

Bodrum, um dos destinos turísticos turcos mais famosos do país, localizado na cidade de Muğla, apresenta uma mistura de restaurantes turcos que celebram os sabores autênticos e do mar, além de locais que oferecem cozinha internacional, sendo a asiática e a italiana as mais populares, formando uma cena gastronômica interessante. Os resorts de luxo concentram-se nas experiências gastronômicas mais requintadas.

“Estamos felizes que depois de Istambul, Esmirna e Bodrum também se destacam na gastronomia. Poderemos mostrar ao mundo a riqueza de nossa cultura culinária, que tem como essência o conceito de sustentabilidade, graças aos nossos talentosos chefs que misturam os produtos mais qualificados da região com sua abordagem farm-to-table”, celebrou o Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy.

A seleção completa de restaurantes do Guia Michelin İstanbul, Esmirna e Bodrum de 2024 será revelada no dia 9 de novembro de 2023 e estará disponível no site do Guia Michelin logo após o evento.

Receba nossas newsletters