Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Turismo em Dados

Hotéis, bares e restaurantes de São Paulo criam mais empregos do que a Indústria em 2023

luxo

O levantamento apontou ainda que hotéis, bares e restaurantes do Brasil abriram 175 mil novos empregos no ano passado – destes, 40% foram criados em solo paulista (Bruno Thethe/Unplash)

Hotéis, bares e restaurantes do Estado de São Paulo registraram crescimento bem acima de outros setores da economia na geração de empregos em 2023. Estes três principais ramos do Turismo tiveram alta de 5,4% no volume de vagas em relação a 2022, com a criação de 70 mil postos de trabalho. O índice está acima dos 2,5% de outros segmentos, e supera, inclusive, a Indústria. É o que revela levantamento da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp).

O levantamento, que teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou ainda que hotéis, bares e restaurantes do Brasil abriram 175 mil novos empregos no ano passado – destes, 40% foram criados em solo paulista. O ritmo de crescimento no principal estado da federação também foi superior se comparado a todo o País, que alcançou 3,3%.

“Essas posições de trabalho contemplam, em sua maioria, jovens sem nenhuma qualificação profissional e que são treinados em nossas escolas de formação, atuantes nesses segmentos, e nas próprias empresas, já que não temos, praticamente, nenhum apoio do governo federal e nem do Sistema ‘S’ para capacitação”, destacou o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto.

Abaixo da pré-pandemia

Apesar do ótimo desempenho na geração de empregos, no Turismo brasileiro, segundo o levantamento da Fhoresp, aponta que, em 2023, a ocupação em hotéis, bares e restaurantes ainda ficou abaixo do registrado em 2019. Em 2019, o número de pessoas empregadas também era 7% superior do número registrado em 2023 no estado de São Paulo, e, no Brasil, 4,3% maior:

“Na prática, este dado evidencia que os ramos do Turismo, que compreende hotéis, bares e restaurantes, ainda enfrentam dificuldades geradas pelo Novo Coronavírus, que estourou em casos em março de 2020”, complementou Edson.

Receba nossas newsletters