Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Jornada do Turismo Fluminense promove debates na Baixada Verde

Publico presente na Jornada do Turismo Fluminense scaled e1690821121913 Jornada do Turismo Fluminense promove debates na Baixada Verde

Projeto da secretaria de Estado de Turismo propõe a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos (Divulgação)

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e a TurisRio realizaram, na última terça-feira (25), a 7ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Baixada Verde. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia, no Centro Cultural Meritiense, em São João de Meriti. O subsecretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, relembrando sua passagem por órgãos institucionais ligados ao turismo e destacou a relevância da região turística Baixada Verde.

“É um prazer muito grande estar aqui para participar da Jornada do Turismo Fluminense na Baixada Verde. Durante as minhas gestões como secretário de Estado de Turismo, presidente da Embratur e, posteriormente, como presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), entendi a importância de cada vez mais valorizar e promover essa região turística” disse o subsecretário da Setur-RJ, Nilo.

Ainda durante sua fala, Nilo Sérgio contribuiu historicamente para a região turística ao contar sobre o surgimento da nomenclatura “Baixada Verde”. “Assistindo a um programa sobre meio ambiente, reparei que ao longo da matéria foi citado repetidas vezes que 11,8% de todo verde da Região Metropolitana se encontrava na Baixada Fluminense. Em primeiro lugar, eu achei interessante porque o verde simboliza a qualidade, o ecoturismo, o meio ambiente. Fiz questão de ligar para prefeitos e secretários de turismo para mostrar a importância de aplicar essa identidade pelo menos ao que se refere ao turismo”, explicou.

O dia começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do Sebrae-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo.

Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs). A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing.

Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

Confira as próximas datas e as regiões atendidas pelo projeto

02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim
17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes
22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais
29/8 (terça-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna
12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói

Receba nossas newsletters