Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Ministro alinha ações com trade e prefeitos para o enoturismo na região Sul

36160ed7-bfcd-4c49-b8db-9e641be26b9e

Ministro faz visita técnica a vinícolas no Rio Grande do Sul e se reúne com trade turístico local (Roberto Castro/MTur)

Durante visita técnica a vinícolas em Flores da Cunha (RS), no último sábado (6), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, tratou de medidas para fomentar o turismo e aumentar a competitividade dos vinhos brasileiros frente aos internacionais. Já em Nova Pádua (RS) ele conheceu um mirante que será ampliado com recursos do Ministério do Turismo.

O ministro Gilson Machado Neto participou de visitas técnicas a vinícolas para conhecer a tradição da vinicultura local e para alinhar medidas para estruturar o segmento. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Brasil possui 1,1 mil vinícolas e é o 6º maior produtor de vinho no Hemisfério Sul. A área de produção vitivinícola no Brasil soma 89 mil hectares.

“Temos um potencial gigantesco no Brasil para o enoturismo e nossos vinhos são excelentes. Precisamos buscar a mudança na classificação do vinho para ‘alimento’ no país, para diminuir a carga tributária e ampliar as oportunidades nesse mercado tão importante”, afirmou o ministro. “Não podemos admitir que nossos vinhos cheguem às prateleiras mais caros que os vinhos da Argentina e Chile, por exemplo”, acrescentou.

Os números mostram que o enoturismo foi responsável por muitas viagens pelo Brasil nos últimos anos. De acordo com a Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), antes dos impactos da pandemia de coronavírus, o número de “enoturistas” vinha crescendo de 10% a 15% ao ano. Apenas a cidade de Bento Gonçalves (RS) recebeu mais de 1,5 milhão de turistas em 2019, sendo 500 mil somente no Vale dos Vinhedos. A expectativa é que em 2021 o setor possa retomar a mesma performance.

Receba nossas newsletters