Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

Ministro reafirma compromisso de Brasil alcançar 10 milhões de turistas estrangeiros até 2027

Celso Sabino ministro do Turismo Credito Eric Ribeiro 1 Ministro reafirma compromisso de Brasil alcançar 10 milhões de turistas estrangeiros até 2027

Celso Sabino, ministro do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reafirmou o compromisso do país alcançar, até 2027, a marca de 10 milhões de turistas internacionais por ano. Sabino explicou que, além de existir uma demanda represada no mundo, o Brasil tem melhorado o ambiente econômico, social e de responsabilidade com o meio ambiente, fatores que atraem cada vez mais o público externo.

“Além de toda demanda represada por turismo no mundo, temos que considerar o crescimento do Brasil, acima do previsto. Fechamos o ano passado com 3% de crescimento do PIB. O turismo contribuiu com 8,5%, muito acima do esperado. Retomamos o reconhecimento e o respeito a partir do mandato do presidente Lula”, afirmou Sabino.

Em 2023, o Brasil também recuperou os índices de entrada de turistas internacionais, com a marca de aproximadamente 6 milhões de visitantes do exterior. O número ficou 3% acima do estimado pela ONU Turismo e é 62,7% maior que o acumulado de 2022, de 3,6 milhões.

CARNAVAL – De acordo com um estudo feito pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, a expectativa é que o Brasil receba cerca de 200 mil turistas internacionais no período carnavalesco. Esses visitantes devem deixar mais de R$ 900 milhões em receitas na economia do país durante as festividades, expectativa 6% acima do arrecadado em 2019.

“Chegamos a 6,9 bilhões de dólares. Isso é geração de emprego, renda, e isso se dá por uma série de razões, e uma delas está explícita aqui: a capacidade de diálogo e de articulação de um país que voltou a conversar com todos os seus setores, para que a gente pudesse promover este momento. Que a gente possa, cada vez mais, estar trazendo gente para cá, porque o Brasil está pronto”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Receba nossas newsletters