Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur preside reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do G20

a29b2a6a bfdb 40ff 9bf1 7d115b80feb2 MTur preside reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do G20

Integrantes do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 discutem avanços quanto ao desenvolvimento sustentável do setor (André Martins/MTur)

O primeiro encontro de 2024 do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, que reúne as maiores economias mundiais, contou com a presença de representantes do Ministério do Turismo do Brasil – país que, desde 1º de dezembro de 2023, preside o G20 – e das nações integrantes da organização abordaram avanços em relação ao desenvolvimento do turismo sustentável.

Um dos assuntos foi a elaboração de um relatório das medidas adotadas por todos os integrantes do G20, envolvendo as dimensões econômica, social e ambiental no turismo. O documento será construído a partir de um questionário distribuído aos integrantes do Grupo de Trabalho, que vai permitir traçar um panorama do setor e identificar necessidades de ações futuras.

“Ao assumir a liderança do G20, o Brasil reconhece a necessidade de enfrentar os desafios globais, centrados em três pilares: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; o desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental; e a reforma da governança global. Nosso objetivo é promover uma cooperação mais eficaz entre os países membros do G20, com soluções inovadoras e sustentáveis”, frisou Celso Sabino, ministro do Turismo.

Os participantes da reunião também discutiram o apoio ao Marco Estatístico para Mensuração da Sustentabilidade do Turismo, ferramenta criada pela ONU Turismo que reúne dados do segmento no sentido de subsidiar a formulação e a implementação de políticas públicas. Outra pauta do encontro foi a continuidade do levantamento de boas práticas e a sua disponibilização na plataforma virtual sobre o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Heitor Kacri, que presidiu a videoconferência, frisou a importância da liderança do G20 pelo Brasil para o alcance de suas metas. “O Brasil está liderando o debate internacional sobre diferentes formas de se enfrentar os desafios globais prioritários, proporcionando ganhos à nossa população e também aos seus parceiros e países em desenvolvimento de todo o mundo”, apontou.

O encontro contou com a participação de representantes da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana, da União Europeia e de membros da ONU Turismo, do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) e da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), entre outros.

AGENDA – Os integrantes do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 vão voltar a se reunir nesta quinta-feira (29.02), também por meio de videoconferência, para discutir temas como o estímulo à cooperação multilateral para a oferta de capacitação técnica no setor e o fortalecimento do turismo como motor de desenvolvimento econômico, a partir de ações como uma maior colaboração entre as partes e o reforço de financiamentos destinados a projetos do ramo.

O GT de Turismo do G20 terá ainda outros encontros entre 30 de junho e 1° de julho, no Rio de Janeiro (RJ), e dos dias 19 a 21 de setembro, em Belém (PA), este último com a participação de ministros do Turismo do Grupo. Ao longo da presidência do G20 pelo Brasil, haverá mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e forças-tarefas até novembro deste ano, quando ocorrerá a cúpula presidencial do grupo, na capital fluminense

Receba nossas newsletters