Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

No aniversário de São Paulo, Kobra doa dois grandes murais para o HC

Por Roberto Maia

As obras de Kobra no Hospital das Clínicas de São Paulo manifestam apoio à Ciência e à Saúde (Foto: drone.cyrillo)

As obras de Kobra no Hospital das Clínicas de São Paulo manifestam apoio à Ciência e à Saúde (Foto: drone.cyrillo)

O artista paulistano Eduardo Kobra fez dois grandes murais para doar ao Hospital das Clínicas de São Paulo, no aniversário de 468 anos da cidade. Desde o início da pandemia, ele reduziu o número de trabalhos e adiou 39 dos 40 convites que tinha para pintar no Exterior. No Brasil, a maioria das obras foi relacionada à pandemia. Através da arte, o muralista conscientiza sobre a necessidade de se vacinar e do uso de máscaras e ajuda a levantar recursos para pessoas em situação vulnerável.

Um dos murais, o Ciência e Fé, de 20 metros de altura por dez de largura, situado na Rua Dr. Eneias de Carvalho Aguiar, traz a mensagem clara e direta de que não há contradição entre acreditar em Deus e também na Ciência. Com as cores que caracterizam boa parte de suas obras, Kobra mostra as mãos de um médico, com o jaleco e o estetoscópio, em posição de oração.

“Acredito demais na Ciência e na Medicina e agradeço aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da Saúde que colocam suas vidas à nossa disposição”, disse ele.

Já o painel Metamorfoses, de 34 metros de altura por 7,5 de largura, em uma imensa parede no prédio dos ambulatórios do Hospital das Clínicas de São Paulo, mostra borboletas e deverá estar pronto até o final de janeiro. “Fiz Metamorfoses pensando nas pessoas que estão doentes e precisam de esperança, fé e transformação para superar esse momento difícil”, conta o artista urbano.

Receba nossas newsletters