Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Vai e Vem

Novo presidente do SindRio toma posse e aborda os projetos e desafios

O presidente, Fernando Blower, e o vice-presidente, Pedro de Lamare

O presidente, Fernando Blower, e o vice-presidente, Pedro de Lamare

Após seis anos, o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) ganhou um novo presidente. É o empresário Fernando Blower, de 34 anos, que tomou posse noite desta quarta-feira (10) em cerimônia oficial. O local não poderia ser diferente: o restaurante Rubaiyat Rio. Além de Blower, que também é sócio do Meza Bar, em Botafogo, um espaço sofisticado com decoração carioca, reconhecido pela alta criatividade do gastrobar, os outros 23 membros da diretoria foram eleitos para estar à frente da entidade no quadriênio 2018-2021.

Fernando Blower conversou com o M&E. Falou dos desafios e dos projetos que terá nesses próximos quatro anos. “Nosso desafio é fazer do Rio a cidade que merece. Tanto é que estaremos muito mais envolvidos neste processo de auxílio aos nossos parceiros e empresários, alem de implementamos novos projetos e manter aqueles que se encaixam em nosso processo de renovação. Posso dizer que o SindRio estará focado na área de cursos de capacitação para qualificar cada vez mais os nossos profissionais”, disse.

Fernando Blower discursou pela primeira vez como presidente

Fernando Blower discursou pela primeira vez como presidente

Blower não conseguiu esconder o orgulho da nova diretoria que assume ao seu lado. Nela está o próprio ex-presidente Pedro de Lamare, que é sócio do Gula Gula Restaurante, e que agora terá a função de vice-presidente. “A diretoria que assume hoje é a mais plural possível, uma estrutura pronta para encarar os momentos difíceis. Sabemos que 2017 não foi fácil para nosso setor, mas somos um termômetro do mercado em geral. Embora 2018 ainda seja um ano de incertezas, acho que teremos um caminho mais tranquilo”, frisou.

Fernando Blower, presidente do SindRio, com Alexandre Sampaio, presidente do FBHA

Fernando Blower, presidente do SindRio, com Alexandre Sampaio, presidente do FBHA

Entre os pilares da nova gestão, estão o debate de questões estratégicas para o setor, como a reforma trabalhista; o fortalecimento de cursos de capacitação, palestras e debates entre associados; e a implementação de ações que atenuem a vulnerabilidade do segmento diante de perspectivas econômicas negativas. Blower, no momento da posse, lembrou do momento em que recebeu o convite para ser presidente.

Armed Nerm, do Polo Benfica, Rodrigo Tavares, do Polo Botafogo, Fernando Blower, presidente, Kátia Barbosa, do Polo Praça da Bandeira, e Tiago Alvim e David Mattos, do Polo Rio Antigo do SindRio

Armed Nerm, do Polo Benfica, Rodrigo Tavares, do Polo Botafogo, Fernando Blower, presidente, Kátia Barbosa, do Polo Praça da Bandeira, e Tiago Alvim e David Mattos, do Polo Rio Antigo do SindRio

“Quando recebi o convite para ser presidente do SindRio, tive que pensar um pouco sobre o desafio que é estar a frente de uma instituição de 100 anos, com mais de 2.000 associados e que representa mais de 10.000 bares e restaurantes em toda a cidade do RJ. Não é a toa que é um setor que emprega mais de 110.000 pessoas. Quando parei para olhar esses números, ficou evidente a minha responsabilidade. Temos grandes desafios para enfrentar, mas aceitei convicto de que podemos fazer um bom trabalho. E digo que não estamos sozinhos. Temos um grupo plural por trás para apoiar este processo, a nova chapa da qual já tenho muito orgulho”, disse.

Entre os convidados do trade, estavam o diretor do Rio CVB, Michael Nagy, e Alexandre Sampaio, presidente da FBHA e do Conselho de Turismo da CNC

Entre os convidados do trade, estavam o diretor do Rio CVB, Michael Nagy, e Alexandre Sampaio, presidente da FBHA e do Conselho de Turismo da CNC

O ex-presidente e atual vice, Pedro de Lamare, assumiu a SindRio em 2011, no lugar do atual presidente da FBHA, Alexandre Sampaio. Em 2013, foi eleito para comanda a instituição até 2017. Lamare, durante o momento da posse de Fernando Blower, foi bem franco ao abordar os desafios de seu mandato até o último momento, que era justamente o de escolher um sucessor.

“Eu teria direito a mais um mandato à frente do SindRio, mas sempre fui um crítico da permanência muito longa a frente de uma atividade patronal. Com isso, dou coerência ao que penso com a entrada justamente do Fernando. É o cara mesmo que deveria estar aqui hoje tomando posse, um parceiro durante meu mandato. Desejo a nova diretoria uma boa sorte, que tenham todo o orgulho ao final do mandato de participar da construção dessa entidade e agradecer o apoio da equipe antiga. Temos um caminho enorme pela frente”, destacou.

Perfil do novo presidente

Sócio do Meza Bar, Fernando Blower é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Paris. Também é pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, se divide entre a administração de seu negócio, o MBA Executivo que cursa no Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os cargos de direção no Polo Gastronômico de Botafogo e no próprio SindRio.

DIRETORIA:
Presidente:
Fernando Blower

Vice-presidente:
Pedro de Lamare

Gerente executivo:
Flavio Vieira

Diretor financeiro:
Thiago Cesário Alvim

Conselho de Administração:
Alexandre Sampaio
Ricardo Bomeny
Mario Chady
Andrea Tinoco
Teresa Corção
Armed Nemr
Kátia Barbosa
Rafael Costa e Silva
Adriano Costa
João Luiz Garcia
Marcella Barros
Sergio Couto
Isabela Piereck
Frédéric Monnier

Conselho fiscal:
Marcos Caiado
Luis Antonio Cunha
Cello Macedo
José Guerreiro
Rodrigo Henderson
Eduardo Daniel

Receba nossas newsletters