Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Oktoberfest completa 200 anos em 2010 e espera 6 milhões de visitantes

.

.

O Centro de Turismo Alemão e a Secretaria de Turismo de Munique reuniram a imprensa hoje (09/06) para promover a Oktoberfest; que em 2010 completa 200 anos. Esta é a 177ª vez que a festa será realizada; em 24 vezes; por conta que guerras ou pestes; ela não aconteceu. Para este ano; a expectativa é receber pelo menos 6 milhões de pessoas entre os dias 18 de setembro e 4 de outubro. No ano passado foram 5;7 milhões.

De acordo com Giovanni Lenard; representante no Brasil da Secretaria de Turismo de Munique; a grande novidade deste ano será uma exposição no Münchner Stadtmuseum (Museu da Cidade de Munique) denominada Oktoberfest 1810 – 2010. A ideia é contar a história da festa; considerada a maior de cunho popular do mundo. Nela; os visitantes poderão ver roupas e objetos do Príncipe Ludwig e da Princesa Therese; cuja festa de casamento deu origem à Oktoberfest em 1810. Haverá também réplicas e maquetes dos brinquedos e atrações que fizeram parte da festa nesses 200 anos.

A exposição ficará no museu até o dia 31 de outubro e poderá ser visitada de terças a domingos; das 10 às 18 h. No próprio local da Oktoberfest também haverá uma exposição comemorativa; em pavilhões especiais; com a apresentação de objetos; espetáculos e gastronomia que retratam a evolução histórica da festa.

Neste ano acontece também a 41ª Encenação da Paixão de Cristo em Oberammergau; cidade a 90 quilômetros de Munique. Esta tradição; mantida por mais de 370 anos; acontece apenas a cada dez anos e em 2010 estreou em 15 de maio e vai até o dia 3 de outubro.

Crescimento de brasileiros – De acordo com Lennard; no primeiro trimestre deste ano; o número de brasileiros na cidade de Munique cresceu de forma considerável. Foram 11.500 pernoites nos meses de janeiro; fevereiro e março de 2010; 37;7% a mais do que no mesmo período do ano passado. “Foi uma excelente notícia. O Brasil foi também segundo o país que mais cresceu neste item; ficando atrás apenas da Grã Bretanha; que cresceu 38%”; disse.

O número de brasileiros em toda Alemanha também teve crescimento parecido; cerca de 30%. De acordo com Adriana Martins; diretora do Centro de Turismo Alemão; o Brasil é o principal emissor da América Latina para o país. Entre janeiro e março de 2010 foram mais de 80 mil brasileiros. “Este número pode até ser maior porque muitos têm passaporte europeu e não são registrados nos hotéis como brasileiros; sem contar os que se hospedam em casas de parentes e amigos”; disse.

    

Ricardo Campos, da Soft Travel, Rebecca Meadows, da Tam, Giovanni Lenard, Adriana Martins, Pablo Bernhard, da TT, Kátia Tsuzuki, da Tam, Bárbara Bardelli, da New Line e Bruno Megale, da Keith Prowse

Receba nossas newsletters