Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Opinião / Política

OPINIÃO – Como Maceió se transformou no destino turístico mais procurado do Nordeste

prefeito de maceió

João Henrique Caldas, prefeito de Maceió (Divulgação)

A Decolar, uma das maiores plataformas de viagens da América Latina, divulga todos os anos um ranking com os destinos turísticos mais procurados do país para as férias de janeiro. Em 2021 Maceió apareceu na sexta colocação. Ficou na terceira posição quando o recorte se restringia ao Nordeste. Um ano depois o quadro mudou sensivelmente. Maceió surge como o destino mais desejado dos nove estados da região e o segundo do Brasil, superada apenas pelo Rio de Janeiro. A evolução da capital alagoana nessa seleta lista passa longe de ser aleatória ou associada apenas às inconfundíveis belezas naturais. É fruto de planejamento e ações calculadas para impulsionar o turismo.

Uma das iniciativas mais importantes para o avanço foi a aproximação da administração com os operadores do setor, que firmam parcerias com hotéis, agências de viagem companhias aéreas. Eles reúnem milhares de informações e avaliações úteis para formatar pacotes de viagens e roteiros alinhados aos interesses dos turistas. Trata-se de uma fortaleza principalmente quando reforçada por iniciativas de desburocratização por parte da prefeitura e de investimentos para despertar a atenção dos brasileiros para a cidade.

Ações iniciadas ao longo do ano já mostram resultados para a temporada. É o caso do transporte aéreo, fundamental em um país de dimensões continentais. Houve um trabalho contínuo com as companhias aéreas e a concessionária do aeroporto de Maceió para a ampliação de voos. Entre janeiro e outubro o fluxo de passageiros subiu 25%. Para o período entre dezembro e março são esperados mais de 2 mil voos.

É importante destacar também a atenção dispensada ao transporte marítimo, de enorme potencial. Maceió receberá 22 navios ao longo da temporada de férias. No total, 45 mil turistas terão a oportunidade de conhecer a cidade. A inauguração de um terminal de passageiros que permite o trânsito de até 2 mil pessoas por dia contribuirá para a alavancagem dessa modalidade.

Mas de pouco adiantaria atrair os turistas se a cidade não oferecesse serviços de qualidade e vasta programação cultural e de entretenimento. O “Verão Massayó”, anunciado recentemente, é composto por uma agenda que dará espaço para a apresentação de mais de 1,5 mil artistas nacionais e locais. Haverá uma área dedicada para a exibição de grupos de quadrilha, coco de roda, bumba-meu-boi, trio pé de serra, maracatu, samba, rock, axé, pagode e frevo.

Celebrar as conquistas alcançadas até aqui é necessário, mas sem descuido do trabalho que há pela frente. A consolidação de Maceió como polo turístico nacional requer a execução daquilo que foi planejado, a busca constante por novidades e, sem sombra de dúvidas, o engajamento da população, seja ao conservar a cidade ou ao receber os turistas com sorriso estampado no rosto. Vamos que vamos!

Receba nossas newsletters