Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Quais as regiões e como os turistas internacionais mais aproveitam as suas viagens ao Brasil?

estrangeiros turistas rio de janeiro ferias arquivo mtur Quais as regiões e como os turistas internacionais mais aproveitam as suas viagens ao Brasil?

no Sudeste, o destaque ficou por conta de um aumento significativo de turistas que estão em busca de viagens de lazer no 1T24 (Arquivo/MTur)

Quais as regiões e como os turistas internacionais mais aproveitam as suas viagens ao Brasil? A ForwaydKeys, ainda em seu segundo artigo da série sobre viagens internacionais para o Brasil, revelou as tendências e os perfis dos turistas internacionais em relação às regiões brasileiras, como Nordeste, Sudeste e Sul. Como vimos aqui no M&E, a pesquisa também revelou que os europeus são aqueles que planejam e realizam as viagens mais longas para o Brasil.

No Nordeste, por exemplo, o estudo analisou a permanência média dos turistas no primeiro trimestre de 2024, com alta de 36% no número de visitantes que permanecem na região entre 6 e 8 noites. Já no Sudeste, o destaque ficou por conta de um aumento significativo de turistas que estão em busca de viagens de lazer no 1T24. E na região Sul, a importância das viagens em família e em grupo dominam a preferência dos turistas no período analisado pela ForwardKeys.

Nordeste: estadias de uma semana ganham popularidade

20240124 Brazil series 3 1 Quais as regiões e como os turistas internacionais mais aproveitam as suas viagens ao Brasil?

Gráfico mostra o número médio de dias que os turistas internacionais passarão no Nordeste no primeiro trimestre de 2024 (Reprodução)

Com foco nas chegadas internacionais à Região Nordeste do Brasil no primeiro trimestre de 2024, o equilíbrio entre estadias longas e curtas está começando a mudar na comparação com 2023. Segundo a pesquisa, a tendência para viagens de uma semana em vez de viagens de várias semanas pode refletir uma maior percentagem do total de visitas originadas em mercados regionais — favorecendo estadias mais curtas devido à sua relativa proximidade e facilidade de viagem.

O número de estadias iguais ou inferiores a 5 noites, por exemplo, embora represente apenas 2% do total de estadias, registrou um crescimento de +31% em termos homólogos. As estadias de uma semana (6 a 8 noites), por sua vez, tiveram alta exponencial de 36%, em relação ao primeiro trimestre de 2023 – e agora representam 30% de todas as estadias (alta de 5 p.p). Já as estadias entre uma e duas semanas (9 a 13 noites) apresentam um aumento modesto em relação ao primeiro trimestre de 2023, de 7%, enquanto as estadias superiores a 14 noites permanecem estáveis (+1%).

Sudeste: viagens de lazer têm forte crescimento graças a famílias e grupos

20240124 Brazil series 4 1 Quais as regiões e como os turistas internacionais mais aproveitam as suas viagens ao Brasil?

No Sudeste, o destaque do estudo é para o crescimento de procura por viagens de lazer no primeiro trimestre do ano por diferentes perfis de viajantes, com destaque para o crescimento de 28% nas famílias (Reprodução)

No Sudeste, o primeiro trimestre de 2024 vê um crescimento modesto nas chegadas internacionais para viagens de negócios (+7%), enquanto as viagens de lazer mostram um aumento significativo (+25%) — quando comparado com o 1T23. Este é um padrão visível em outros destinos a nível mundial, à medida que a procura reprimida continua grande após a pandemia, enquanto as condições econômicas desafiadoras no destino têm menos impacto do que nas viagens de negócios.

A análise do tamanho dos grupos revelou ainda um crescimento encorajador em todos os níveis – com um aumento no número de casais (+21%) e viajantes solteiros (+20%) que vão ao Sudeste em busca de atividades de lazer.  Os principais impulsionadores deste impressionante crescimento das viagens de lazer, no entanto, são as viagens em família (+28%) e em grupo (+27%) – que mais contribuem para o aumento global, como informou o ForwardKeys.

Sul: viagens em família e em grupo dominam preferência

20240131 Brazil series 1 1 Quais as regiões e como os turistas internacionais mais aproveitam as suas viagens ao Brasil?

Pesquisa analisou o perfil de turistas que visitarão o Sul do país no primeiro trimestre de 2024 (Divulgação)

No Sul do Brasil, a importância das viagens em família e em grupo no primeiro trimestre de 2024 é ainda maior, com um crescimento anual nas chegadas internacionais de +47% para famílias e +74% para grupos. A percentagem total de chegadas internacionais por tipo de grupo mudou significativamente, com as famílias ganhando 5 pontos percentuais para atingir 43%, e os grupos subindo 3 p.p para uma percentagem de 13%.

As viagens em grupos maiores representam agora a maioria das chegadas internacionais, com 56%, com viajantes solteiros (-5 pontos percentuais) e casais (-3 pontos percentuais) representando uma parcela menor do que no primeiro trimestre de 2023 – apesar do crescimento notável de +7% e + 21% respectivamente.

Receba nossas newsletters