Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Rio e Penedo (AL) concorrem a título da Rede de Cidades Criativas da Unesco

Rio de Janeiro (Ascom Setur-RJ)

A escolha dos dois municípios aconteceu após reunião de comitê formado por técnicos do Ministério do Turismo, da Cultura, e da Comissão Nacional para a Unesco no Brasil (Ascom/Setur-RJ)

Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) foram as cidades escolhidas para representar o Brasil nas categorias “Literatura” e “Cinema”, respectivamente, e participar da seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco. Agora, as duas cidades passarão pela apreciação da Unesco para concorrer aos títulos no seleto grupo mundial que evidencia os destinos como especialistas em suas categorias, ampliando a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional.

A escolha dos dois municípios aconteceu após reunião de comitê formado por técnicos do Ministério do Turismo, da Cultura, e da Comissão Nacional para a Unesco no Brasil. A última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco aconteceu em 2021, quando foram escolhidas as cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE). Os dois municípios foram reconhecidos como Cidades Criativas de Artes Midiáticas e da Música, respectivamente.

“O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na Rede, tendo 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália. Estamos orgulhosos de tantas candidaturas que chegaram aos nossos técnicos e parabenizamos a todos, em especial às duas cidades selecionadas, pelo empenho em mostrar o potencial criativo do nosso país”, disse a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à Rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolver parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

Receba nossas newsletters