Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Salvador debate turismo de grandes eventos

A realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil; bem como o legado desses grandes eventos; foram os principais temas debatidos durante o Fórum Nordeste de Turismo de Eventos; realizado nesta segunda-feira (10/05); no Gran Hotel Stella Maris; em Salvador. O encontro contou com a presença dos presidentes das principais entidades do setor na Bahia e de estados do Norte e Nordeste do país.
 
Durante a abertura do fórum; o presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur); Nelson de Abreu Pinto; alertou que apenas 50% da estrutura das cidades sedes da Copa está pronta. Segundo ele; é preciso que as obras de infraestrutura e os projetos de capacitação sejam acelerados e concretizados. Abreu também lembrou a importância do turismo como atividade econômica nesses grandes eventos e defendeu a criação do Serviço Nacional do Turismo (Sestur) e o Serviço Nacional de Aprendizado no Turismo (Senastur). Para ele; “as novas entidades servirão para alavancar uma das principais demandas do turismo nacional; que é a área de qualificação profissional”. Sobre este tema; o presidente da CNTur destacou o trabalho realizado pelo governo baiano e acrescentou que o Estado está realizando um bom trabalho na promoção do destino.
 
O secretário de Turismo da Bahia; Antonio Carlos Tramm lembrou que os investimentos do Estado na área de qualificação foram de R$ 17 milhões nos últimos três anos e devem beneficiar cerca de 20 mil pessoas até 2011. “Além disso; temos a meta de capacitar 1 mil motoristas de táxi até a realização do mundial”; informa o secretário. Tramm também ressaltou que a Lei Geral do Turismo representa um grande avanço para o setor e destacou o fato de a Bahia ser o primeiro estado brasileiro a licitar a construção do estádio que sediará os jogos do mundial.
 
A presidente da Bahiatursa; Emília Silva; contou que o Destino Bahia terá uma grande promoção no Mundial da África do Sul este ano e também a divulgação de roteiros em parceria com as capitais nordestinas que sediarão jogos em 2014 (Natal; Recife e Fortaleza). Além disso; o Estado divulgará; de forma intensificada; o roteiro integrado com o Rio de Janeiro e o Amazonas.
 
Ainda na área de qualificação; o presidente da União Cultural Brasil-Estados Unidos; Paulo Bastos; anunciou a implantação de cursos de inglês a distância para 1 milhão de trabalhadores na área de turismo; como taxistas; garçons; camareiras; recepcionistas; entre outros; além de paramédicos; policiais e controladores de voo.
 
Questionado sobre a eficácia dos cursos ministrados a distância; Bastos assegurou que “o grande diferencial deste curso é a certificação. O garçom qualificado terá um botton  de identificação; assim como os táxis terão um selo estampado nos vidros para indicar que participaram dos cursos”; explica Bastos.
Os recursos para financiamento dos cursos serão garantidos através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e não haverá custo para os participantes.
Receba nossas newsletters