Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

SC fecha parceria para sediar campeonato feminino de handebol em 2011

O secretário de Estado de Turismo; Cultura e Esporte; Valdir Walendowsky; reuniu-se ontem (03/09) com o diretor de marketing da Confederação Brasileira de Handebol; Fabiano Redondo; para formalizar a realização do Campeonato Mundial Adulto Feminino de Handebol em Santa Catarina no período de 03 a 18 de dezembro do próximo ano.

Participaram também do encontro o representante da Confederação em Santa Catarina; Fabiano Pereira; o presidente da Fesporte; Pedro Lopes; a gerente de Políticas de Esporte da Secretaria; Rosângela de Castro; e o representante do município de Brusque; Delmar Tondolo.

Durante a reunião foi definida a participação institucional da secretaria nas etapas classificatórias para o mundial. Entre elas está o Campeonato Europeu; que será disputado na Dinamarca; em dezembro deste ano; e o Pan-americano; previsto para junho de 2011; no Brasil; com probabilidade de ser realizado em Santa Catarina.

“É um importante evento internacional que ajuda na divulgação do nosso estado; oportunidade que proporciona a preparação das nossas atletas e oferece um grande estímulo à prática do esporte”; disse Walendowsky. Das 24 seleções participantes; têm vaga garantida apenas o Brasil; por ser sede; e a Rússia; atual campeã.

Uma das medidas tomadas no encontro foi o agendamento de reunião interna do Comitê Gestor organizador do Mundial com representantes das prefeituras candidatas a cidade-sede para 13 de setembro. São elas: Florianópolis/São José; Joinville; Balneário Camboriú/Itajaí e Brusque. Os municípios são responsáveis por adequações de infraestrutura nas arenas e pelo cumprimento do extenso calendário de encargos. Neste mesmo dia devem ser anunciados os nomes dos membros da Comissão Central Organizadora (CCO) do Mundial Adulto Feminino de Handebol 2011.

O lançamento oficial do Mundial está marcado para o dia 14 de setembro; nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc); em Brusque. A Fesporte será a proponente do projeto de realização do evento em Santa Catarina; que deve entrar em tramitação na Secretaria após o dia 20 de setembro.

A estimativa de recursos é de R$ 2 milhões; referentes a despesas com hospedagem; alimentação; passagens aéreas para os membros do IHF (sigla em inglês para Federação Internacional de Handebol); entre outros itens constantes no caderno de encargos do Estado.

A previsão é de que mais de 1.000 pessoas estarão envolvidas no torneio; entre atletas; árbitros; treinadores; estafe e organização.

 

Receba nossas newsletters