Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Seminário discute estruturação de patrimônios mundiais brasileiros

Autoridades participam de Seminário Internacional do PNTCN (Foto: Roberto Castro)

Autoridades participam de Seminário Internacional do PNTCN (Foto: Roberto Castro)

Realizado nos dias 12 e 13 de setembro em Brasília, o seminário internacional do Programa Nacional de Turismo Cultural e Natural (PNTCN) promoveu debates sobre um novo instrumento de gestão dos patrimônios culturais e naturais mundiais do Brasil. O objetivo é estruturar metodologias que serão aplicadas em projetos pilotos em Ouro Preto (reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural) e Foz do Iguaçu (Patrimônio Natural da Humanidade).

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade Federal de Santa Catarina e os ministérios do Turismo, da Cidadania e do Meio Ambiente, o evento reuniu representantes da Casa Civil, do Sebrae, do BNDES e representantes de programas internacionais semelhantes, que apresentaram seus modelos de implantação, como no caso da Espanha e de Portugal.

No evento, também foram discutidas formas de parcerias, concessões e estratégicas de desenvolvimento do programa. “Queremos compartilhar experiências e ideias, garantindo a autossustentabilidade dos patrimônios, tanto para a sua utilização turística quanto para a sua preservação”, disse o Ministro Interino do Turismo, Hercy Filho.

O seminário faz parte de uma série de ações do MTur com o intuito de impulsionar o avanço do turismo no Brasil. Na última quarta-feira (12), a Pasta assinou uma Instrução Normativa, juntamente com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que regulamenta a gestão compartilhada de patrimônios com potencial turístico. O Ministério também firmou acordo com o Mercosul para reforçar a atração de turistas na Rota das Missões Jesuítas (RS) e trabalha em um plano de ação de desenvolvimento do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Receba nossas newsletters