Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Setur-RN participa de reuniões de comissão para formalizar as IGR’s

Setur-RN participa de reuniões das comissões de formalização das Instâncias de Governança nos polos turísticos do Rio Grande do Norte

Setur-RN participa de reuniões das comissões de formalização das Instâncias de Governança nos polos turísticos do Rio Grande do Norte

Em continuidade ao trabalho iniciado com o Seminário de fortalecimento e formalização das Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), realizado pela Secretaria de Turismo do governo do estado do Rio Grande do Norte, a Setur acompanhou ao longo da última semana, nos polos turísticos do estado, reuniões das comissões de formalização das IGR’s.

Os municípios de Costa das Dunas, Seridó, Agreste-Trairí e Costa Branca já realizaram o primeiro encontro presencial das comissões para discutir os melhores caminhos para a formalização. Apenas o município de Serrano ainda não realizou o primeiro encontro. “Os municípios devem ser estimulados e ter o entendimento de que a instância, uma vez formalizada, precisa ter andamento, sob pena de retirada do polo do mapa do turismo pelo Mtur”, explica a subsecretária de políticas e gestão turística, Solange Portela.

As instâncias de governança regional podem assumir estruturas e caráter jurídico diferenciados. Em Natal, o polo Costa das Dunas optou pelo formato de associação. Até a segunda quinzena de novembro, quando terá início a última rodada do ano das reuniões nos polos turísticos do estado, as comissões devem apresentar a escolha de seu modelo de instância e assim iniciar efetivamente os trabalhos de formalização.

Em Currais Novos, onde aconteceu a reunião das comissões dos polos Seridó e Agreste-Trairí, os integrantes optaram pelo modelo de Associação após debate comparativo entre as opções. Em Mossoró, cidade que sediou a reunião da comissão do polo Costa Branca no último dia 24, o modelo ainda não foi definido. No entanto, a escolha será entre os modelos de Associação e Conselho. Um estudo comparativo será elaborado nos próximos dias para que os integrantes da comissão possam escolher.

Receba nossas newsletters