Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-RS assina contrato que viabiliza U$ 46 milhões em obras

A Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS) firmou no último dia 18/10, na capital gaúcha, um contrato para elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do corredor turístico entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha. O contrato foi assinado pela secretária Abgail Pereira com a ITEC – Infra Tech Engenharia e Consultoria S.C, empresa vencedora do edital de licitação.

O PDITS é parte do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), no qual o Rio Grande do Sul é contemplado pela primeira vez, por meio de carta-consulta aprovada junto ao Ministério do Planejamento. Isso permitirá ao Estado captar US$ 45 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aplicação na infraestrutura (basicamente estradas e sinalização), que beneficiará especificamente as regiões de Porto Alegre e Delta do Jacuí, Vale do Paranhana, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. O PDITS se ocupará de critérios indispensáveis à realização de obras, como acessibilidade, sustentabilidade, entre outros. Oportunamente, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, irá ao Estado para a assinatura do programa com os prefeitos envolvidos.

De acordo com Abgail Pereira, este é um momento de muita satisfação: “Queremos que a sociedade gaúcha acompanhe esse trabalho na prática, que vejam sair do papel, não só o projeto, mas o comprometimento da secretaria com o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul”.

Para as representantes da ITEC, Adriana Papaleo e Ivy Gois, o mérito da consultoria é trazer conhecimento sobre essa área e trabalhar em estreita parceria com o contratante. A empresa atua há mais de 20 anos no ramo e até hoje aprovou todos os planos do gênero que propôs, o que lhe rendeu reconhecimento para a realização desse trabalho no RS.

“A importância desta empreitada é mais que um produto de planejamento, é um compromisso que assumimos com o Estado, pelo qual vamos balizar a relação com todos os intervenientes, no caso o Ministério do Turismo (Mtur) e o BID. Queremos construir esse PDTIS em conjunto com a Setur/RS” salientou, Adriana Papaleo.​

Receba nossas newsletters