Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Turismo de Foz ganha novos atrativos e investimentos

Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e PTI apresentaram ações e melhorias ao Conselho Municipal de Turismo

Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e PTI apresentaram ações e melhorias ao Conselho Municipal de Turismo

Principal motor da economia, o turismo em Foz do Iguaçu cresce acima da média nacional e bate sucessivos recordes. As expectativas são ainda maiores para a alta temporada, de dezembro deste ano a janeiro de 2019, e os atrativos anunciam investimentos e melhorias. Representantes do PNI (Parque Nacional do Iguaçu), que abriga as Cataratas do Iguaçu, do Marco das Três Fronteiras e do Complexo Turístico Itaipu, detalharam as novidades para o segmento à plenária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

No PNI, termômetro da visitação turística da cidade, a expectativa é receber 300 mil visitantes na alta temporada. Os atrativos de Foz apresentam novos produtos, programações especiais, reestruturação de roteiros, horários ampliados e a implantação do Laboratório de Turismo Sustentável.

O presidente do Comtur, Carlos Silva, destaca o trabalho da iniciativa privada com o apoio do poder público para os investimentos. Para ele, as melhorias atraem mais turistas e aumentam a permanência dos visitantes, desenvolvendo a cidade social e economicamente. “Cada real gasto em turismo passa por tantas outras atividades, beneficiando Foz do Iguaçu como um todo”, reflete Carlos Silva. “O Comtur acolheu as propostas de melhorias e se colocou como parceiro. Esse trabalho conjunto entre os setores privado e público faz toda a diferença para que o nosso turismo siga crescendo”, enfatiza.

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Entre os atrativos que apresentam maior percentual de crescimento – 37% em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado –, o Marco das Três Fronteiras irá inaugurar uma nova estrutura voltada para a alimentação dos visitantes. O espaço será aberto no dia 20 de dezembro. A área que hoje é dedicada aos food trucks e à alimentação rápida será integrada ao desenho arquitetônico do marco, formando a cenografia temática das Três Fronteiras. Os benefícios serão em atendimento, comodidade e valorização da cultura da região trinacional.

“Os investimentos são no ano inteiro, com melhorias na infraestrutura, atendimento e diversificação das atrações. As novidades buscam atender às demandas dos nossos visitantes”, explica Adelio Demeterko, diretor da Cataratas do Iguaçu S.A., empresa responsável pela gestão da visitação turística do marco.

Com o horário ampliado de funcionamento do Marco das Três Fronteiras, que irá vigorar de 22 de dezembro a 27 de janeiro, o atendimento no atrativo será diariamente das 10h às 22h. Nesse período da alta temporada, a expectativa do espaço é receber 60 mil visitantes.

NOVOS PRODUTOS E PESQUISA

O gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu, Yuri Benites, apresentou aos membros do Comtur as novidades dos atrativos que são geridos pelo PTI. Os roteiros da Visita Panorâmica e do Circuito Especial foram reestruturados e o Mirante do Vertedouro recebeu melhorias.

Quatro novos produtos serão lançados no dia 5 de dezembro: Itaipu Tecnologia – Biogás, Itaipu Tecnologia – Segurança de Barragem, Itaipu Kids, focado no público infantil, e ônibus elétricos para o Circuito Especial. Também foi retomado o combo que reúne visita à iluminação e jantar. De acordo com Yuri, na segunda quinzena de dezembro, terá início o Itaipu Jet Boat, barco de velocidade para passeio no Lago de Itaipu.

Outro grande avanço é a implantação do Laboratório de Turismo Sustentável, instalado no PTI, que irá enfatizar planejamento, ações estratégicas e pesquisa. “O Laboratório de Turismo Sustentável é uma estrutura ligada ao Turismo Itaipu, com foco à inovação dos produtos oferecidos e implantação de novas tecnologias”, explica Yuri Benites. “Terá atuação direta com o trade para atendimento às demandas estratégicas e de pesquisa”, conclui.

Receba nossas newsletters