Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos

Carnaval em Salvador irá gerar 250 mil empregos

A cidade do maior Carnaval de rua do mundo espera superar a média de ocupação de 97% do ano passado

A expectativa do seguimento do turismo receptivo é muito boa pra o Carnaval

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador calculou que o Carnaval na cidade será responsável pela geração de 250 mil postos de trabalho direto e indireto. As maiores demandas vêm de setores que atuam na montagem e preparação da festa, alimentício e hoteleiro.

Os vendedores informais são grandes beneficiários da festa. De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), 10 mil vendedores informais serão beneficiados no período, através da concessão de cerca de 2 mil licenças. “O Carnaval é o momento que propicia regularizar as pendências financeiras e pagamento das contas atrasadas. Dá para triplicar e até quadruplicar as vendas se for comparar com o dia a dia comum, principalmente para quem vende bebidas, churrasco na chapa, pipoca”, destacou Rosemário Lopes, presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes de Salvador (Assidivam).

A administração publica municipal também é responsável pela contratação de temporários, gerando 10 mil empregos de atuação nos 22 órgãos envolvidos na organização da festa. Nos bares, restaurantes e hotéis, principalmente os localizados na “linha turística”, entre Itapuã e o Pelourinho, a contratação também é intensa. “Começaram a contratar desde o início da alta estação. O incremento chega a 10% da mão-de-obra, comparado com o quadro de funcionários normal”, explicou o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA)  Sílvio Pessoa.

A grande demanda de empregos vem da intensa movimentação turística esperada. 800 mil turistas estarão em Salvador para o Carnaval, sendo 403 mil do interior da Bahia, 267 mil de outros e mais 130 mil de países como Argentina, França, Itália, Portugal e Alemanha. Entre a quarta-feira (27 de fevereiro) e a segunda-feira de Carnaval (4 de março), navios de cruzeiro trarão 12.942 turistas para aproveitar a folia na cidade. Estão previstos 9.879 voos para o período de fevereiro e março no aeroporto de Salvador, sendo 4.939 pousos, com capacidade de atender a 768.311 passageiros.

 

Receba nossas newsletters