Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

OPINIÃO: “A sobrevivência do Turismo Brasileiro está na mão do STF”

Por Resorts Brasil, ABIH, FOHB, FBHA, BLTA, Sindepat, Adibra e Unedestinos

“Hoje (27), foi impetrada uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 6357) que tem como objetivo garantir a concessão de liminar, autorizando que o governo gaste mais do previsto em suas leis orçamentárias. Se a liminar for concedida pelo relator, Ministro Alexandre de Moraes, será possível que o governo edite a Medida Provisória, liberando gastos em políticas públicas visando assegurar os empregos no setor de turismo.

Segundo a Advocacia Geral da União, a medida impactará entre 15 a 20 bilhões de reais em gastos não previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias. O pedido visa abrir uma exceção ao que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, de modo a resguardar recursos para a crise pandêmica e suas altíssimas repercussões sociais.

Como o turismo foi o setor mais impactado pela crise do Covid-19, a indústria clama pela decisão monocrática do Ministro (liminar), que poderá sair ainda hoje, já que os autos já estão conclusos para decisão. Resta apenas a análise do Ministro relator.

Em caso de demora para a autorização do pedido da AGU, o governo não poderá editar a Medida Provisória que, segundo o trade turístico, é vista como a salvação da total falência do setor. Por crise de receitas, estima-se que, a partir de segunda-feira (30), a hotelaria e o setor de lazer terão que fazer mais de 100 mil demissões.”

Receba nossas newsletters