Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

ABIH aposta no novo Fungetur para enfrentar ‘concorrência desleal’ do Airbnb

*Por Natália Strucchi

“Chega de concorrência desleal”. Com essas palavras o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, deu início nesta quarta-feira (17) a uma reunião virtual com o deputado federal Otávio Leite e secretários de Turismo estaduais e municipais.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

“Os aplicativos são nossos maiores concorrentes hoje e queremos deixar claro que não somos contra a tecnologia, mas queremos regulamentação justa, poder igualitário. Pagamos IPTU comercial e eles, residencial. Geramos milhares de empregos, e eles? Nós temos responsabilidade. Se uma família chega com crianças, precisa provar o parentesco. Ou seja, nosso trabalho é diferenciado em todos os termos”, ressaltou Linhares.

Para mudar a situação atual, a ABIH Nacional aposta na aprovação do Projeto de Lei 2380/21, que já foi colocado na pauta para ser votado, criando o novo Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O PL prevê uma cobrança para plataformas de aluguel de temporada, incluindo o Airbnb. Do montante arrecadado, 60% iria para o município, 20% para o estado (em apoio ao turismo) e os outros 20% para o Fungetur.

“O país precisa tomar uma decisão sobre as plataformas digitais, desde que o aluguel esteja configurado com finalidade turística. Ninguém quer cercear as pessoas, mas é preciso um tratamento adequado. Portugal, por exemplo, já adotou cadastro e arrecadação. Esse é um debate que está sendo travado na arena política do Congresso Nacional”, explicou Otávio Leite.

Fabrício Amaral, vice-presidente do Fornatur, se colocou à disposição para lutar pela causa, assim como o presidente da Anseditur, Ângelo Sanches. “Todos nós apoiamos essa luta. Sabemos da importância do setor hoteleiro e precisamos valorizá-lo. É preciso sim criar leis para que todos possam ter igualdade nas arrecadações”, ressaltou Sanches.

Receba nossas newsletters