Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

ABIH Nacional celebra 85 anos com sessão solene em Brasília

Foto Setur-DF

A data foi celebrada com uma sessão solene no plenário do Senado Federal (Divulgação/Setur-DF)

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) celebrou 85 anos de história nesta terça-feira (9), no Dia Nacional do Hoteleiro. A data foi celebrada com uma sessão solene no plenário do Senado Federal, que reuniu cerca de 300 personalidades do setor de hotelaria e turismo de todo país. Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, celebrou os 85 anos a instituição e destacou o trabalho no enfrentamento da pandemia.

“A ABIH não estaria celebrando seus 85 anos se estivéssemos lastimando, porém, não estávamos sozinhos, e isso nos deu força para continuar mudando o curso da história. A ABIH é um exemplo de como o trabalho coletivo e a união de um setor pode ajudá-lo a mais espaço na economia do país”, afirmou.

WhatsApp Image 2021-11-09 at 6.27.55 PM

A sessão solene foi presidida pelo Senador Fernando Collor de Mello (Divulgação/ABIH-RN)

Muito emocionado, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, em seu discurso, fez questão de destacar o papel fundamental do setor de hotelaria do país para a recuperação do turismo no país. “Os empresários da hotelaria souberam superar os desafios impostos pela pandemia. O apoio do presidente Jair Bolsonaro foi fundamental para manter os empregos e alavancar a retomada. A hotelaria movimenta cerca de 7,2 milhões de reais por ano no país e gera mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos em todo o país”, afirmou Linhares.

O presidente da ABIH Nacional destacou que a história da hotelaria é a história do turismo e que a atuação da entidade é uma demonstração de como o trabalho coletivo e a união podem ajudar um setor a conquistar mais espaço no cenário econômico do país. “Desde sua fundação, o objetivo principal de nossa entidade é mostrar às autoridades a importância da hotelaria e do turismo e apresentar sugestões para sua expansão pelo país”, ressaltou.

Jair Bolsonaro e Manoel Linhares

Abdon Gosson, Gilson Machado, Jair Bolsonaro e Manoel Linhares

O dia 9 de novembro foi escolhido como data para homenagear o setor hoteleiro porque nesse dia, em 1936, foi aberto o 1º Congresso Nacional de Hotéis, embrião da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), cujos 85 anos também foram comemorados na ocasião.

A sessão solene foi presidida pelo Senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR). O parlamentar destacou o desafio enfrentado pela hotelaria durante o período pandêmico. “A dedicação, criatividade e resiliência dessa categoria e da associação que a representa foram determinantes para a superação das imensas dificuldades que vivemos em um passado recente”, disse.

O Ministro Gilson Machado agradeceu o apoio do senador Fernando Collor pelo empenho na CDR. “O senador está deixando um legado no Turismo, assim como deixou seu legado quando virou a página dos carros no Brasil, com aquela frase inesquecível. O Brasil não tem como dar errado graças aos empreendedores. Nenhum país da América Latina está vivendo uma recuperação astronômica no turismo como o Brasil”, celebra o ministro.

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, Ministro Gilson Machado Foto Setur-DF

Gilson Machado, ministro do Turismo, e Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF (Divulgação/Setur-DF)

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, participou da cerimônia. ”A ABIH é uma grande parceira estratégica tanto no receptivo do visitante como para a geração de emprego e renda. O segmento de hospedagem e outros serviços de turismo estão fazendo girar as atividades econômicas.  Brasília segue em crescimento, porque temos um governo forte, que acredita que o turismo pode alavancar a geração de emprego e renda”, disse.

O presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, também esteve em Brasília.”É um momento muito importante para a hotelaria do Brasil, mas precisamos salientar que a indústria de hotéis sofreu fortemente nesta pandemia, juntamente com o turismo no mundo inteiro, fomos obrigados a fechar nossas portas e demitir muitos funcionários. Mas tudo isso ficou para trás, estamos retomando o nosso trabalho e focando na captação de turistas brasileiros e estrangeiros, pois somos o setor que mais gera empregos no nosso país”, enfatizou Abdon.

WhatsApp Image 2021-11-09 at 6.27.54 PM

Manoel Linhares, da ABIH Nacional, e Abdon Gosson, da ABIH-RN (Divulgação/ABIH-RN)

A solenidade foi marcada pelo lançamento do livro comemorativo aos 85 anos da ABIH e também do selo postal personalizado da ABIH Nacional, juntamente com o Carimbo comemorativo. O presidente ressaltou que os lançamentos fazem parte da história da hotelaria nacional.

Receba nossas newsletters