Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Turismo em Dados

Aumento da diária média impulsiona RevPAR das redes hoteleiras em 2019

As redes hoteleiras associadas ao Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) registraram um crescimento de 8,3% no RevPAR em 2019. O número é quase 90% maior que o esperado para o ano, que era de 4,4%. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento de 5,5% na diária média, consolidando o segundo ano consecutivo de crescimento. O ocupação avançou 3%, ou 2 pontos percentuais.

Crescimento de diária média, ocupação e RevPar

Crescimento de diária média, ocupação e RevPar

O resultado leva em consideração as 11 capitais analisadas pelo estudo “Panorama da Hotelaria Brasileira”, realizado pelo Hotelinvest com o apoio do FOHB. O levantamento também projeta um crescimento de 5,2% no RevPAR e de 3% da diária média para 2020.

Já a ocupação registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo, chegando a 65%, um avanço de 2 pontos percentuais, ou 3% em relação a 2018. Para 2020, a expectativa é de um novo aumento de 2 p.p., para 67%.

Desempenhos por estado

Evolução do RevPAR em 2019

Evolução do RevPAR em 2019

Os destaques ficam por conta de casos como os de Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte, onde o incremento foi entre 17,3% e 22,5%, enquanto os orçamentos previam aumentos de 2,8% a 5,3%. Salvador, São Paulo, Brasília e Porto Alegre também cresceram acima do esperado para o ano. Já Recife cresceu apenas 0,6%, enquanto o esperado era de 3,4%. Das capitais analisadas, três tiveram queda no RevPAR: Goiânia, Fortaleza e Curitiba.

Receba nossas newsletters