Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Blue Tree Hotels cresce 9% em faturamento em 2014

A Blue Tree Hotels registrou resultados expressivos em 2014. O faturamento anual dos hotéis que operam com as marcas do grupo atingiu R$ 381 milhões, número 9% superior ao ano anterior.  

“O ano de 2014 foi atípico, com o somatório de fortes fatores mercadológicos, como a Copa do Mundo, a tensão política das eleições presidenciais, a forte desvalorização cambial, a sazonalidades de férias e feriados alteradas, mas, com tudo isso, eu fico muito satisfeita e celebro os resultados conquistados com muito empenho por toda nossa equipe. Muito foco nos resultados e na gestão foi à fórmula desses números”, explica Chieko Aoki.  

O desempenho positivo é consequência da estratégia comercial mais flexível em relação ao cenário de mercado, que resultou no aumento de 5% na taxa de ocupação das unidades, que chegou a 66%. Outro reflexo está no está no RevPAR (receita média por quarto disponível) que atingiu o patamar de R$ 187, contra os R$ 170 conquistados anteriormente, representando alta de 10%. Além disso, houve crescimento de 2,1% na diária média, que alcançou a marca de R$ 287.

O GOP (Lucro Operacional Bruto) de 36,69% dos hotéis operados pelo grupo indica a eficiência da gestão de recursos foco na otimização da performance e dos fluxos de trabalho. “A produtividade foi uma das palavras mais pronunciadas por mim no ano passado. Um resultado se constrói com boas vendas e controle rígido de despesas. É o famoso mais com menos, sem perder a essência da qualidade. Aonde foi possível, exploramos a capacidade de maximizar o desempenho das unidades”, explica Chieko.

Abertura de novos hotéis e a entrada em franquias – Em 2014 a rede inaugurou em setembro o Blue Tree Towers Bauru, empreendimento com estilo design de 134 apartamentos no interior de São Paulo, além de ter entrado no mercado de franquias, como nova solução de negócios, e tendo o Terras Altas by Blue Tree Hotels, em Itapecerica da Serra, como primeiro empreendimento desta nova modelagem.

Foco em expansão e continuidade da gestão eficiente – Para Chieko Aoki, 2015 será um ano para reforçar ainda mais o foco na gestão eficiente, em função da turbulência na economia, com reflexos nos fortes aumentos dos custos de insumos necessários as operações hoteleiras. Apesar disto, é nos momentos difíceis que surgem grandes oportunidades de crescimento.

A rede hoteleira finalizou 2014 com o total de 14 novos empreendimentos em fase de desenvolvimento ou construção, com aberturas previstas até 2017. Para reforçar o plano estratégico de atingir 55 novos hotéis até 2017, a rede contratou o executivo Amilcar Mielmiczuk, que soma 20 anos de experiência no setor e é um dos nomes mais conhecidos em desenvolvimento de hotéis no país.

“Queremos fortalecer ainda mais nossa presença no eixo Rio-São Paulo e buscar novos empreendimentos em capitais importantes como Vitória e Brasília, além de chegar a cidades com potencial econômico e mais de 200 mil habitantes. Pretendemos acelerar a chegada de nosso reconhecido padrão de qualidade e gestão a diversas partes do Brasil. Há um grande potencial ainda inexplorado e temos diversos tipos de soluções de negócios. É uma grande oportunidade para a rede e para investidores”, explica Amilcar Mielmiczuk.

O próximo empreendimento a ser inaugurado é o Blue Tree Premium Alphaville, em Barueri, próximo à capital paulista. Com previsão de abertura para meados deste ano, o empreendimento terá 322 apartamentos, sendo 64 suítes para público VIP e Long Stay, além de um espaço para eventos que poderá acomodar até 800 pessoas. “Queremos que o nosso novo hotel seja um divisor de águas na região, não só por ser o maior e mais moderno. Estamos trabalhando para somar vida a região e a estada de executivos do Brasil e do exterior que visitam a região”.

Thalita Cardoso

Receba nossas newsletters