Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria

Coronavírus: com 90% de cancelamentos, trade do RN cobra ajuda para o setor

José Odecio Junior, presidente da ABIH-RN

José Odecio Junior, presidente da ABIH-RN

O Rio Grande do Norte registrou um taxa de 90% de cancelamento nas reservas somente no mês de março. O estado também foi impactado por uma queda entre 75% e 90% nos voos nacionais e internacionais. Mediante este cenário, o trade local se manifestou com um “pedido de socorro” governamental para evitar um colapso no Turismo, principal setor econômico do estado.

Instituições do setor estão se mobilizando e cobrando às autoridades medidas urgentes para evitar danos desastrosos como a agravante quebra das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, e o desemprego em massa ocasionado por esse fator.

“O setor espera que o Governo Federal possa suspender os contratos de trabalho da Hotelaria com o pagamento de, pelo menos, um salário mínimo, a título do seguro desemprego. Do contrário, as empresas serão obrigadas a demitir em massa e os custos de demissão irão ocasionar uma dívida insustentável para que os pequenos e médio empreendimentos se sustentem”, destaca José Odécio, presidente da ABIH-RN. “Além disso, é preciso que se abram linhas de créditos mais amplas e com carências maiores para que essas empresas possam se capitalizar e assegurar esse período de crise, que como citado anteriormente, irá demorar mais a se reestabelecer do que os outros setores da economia”, acrescentou.

É cobrado também que o Governo do Estado se esforce para, em primeiro lugar, zerar a alíquota do ICMS da energia elétrica, de água e gás, por pelo menos 12 meses, um dos maiores gastos no momento da indústria hoteleira, pois mesmo sem atividade as estruturas ainda precisam de manutenção, e não tem como arcar com tamanha cobrança em um momento de praticamente zero arrecadação e ocupação. Gastos esses que podem ser realocados para garantir os empregos.

É importante que a classe política do Rio Grande do Norte, tal qual governadora e deputados, lutem para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) não permita os cortes de energia por inadimplência, haja vista que é uma realidade previsível na corrente situação, principalmente para pequenas e médias empresas, abrangendo a resolução com um olhar mais cuidadoso para a hotelaria, os bares e os restaurantes, pede a ABIH-RN.

“Estamos vivendo uma crise jamais vista na história do mundo, todos os esforços são importantes para assegurar o menor nível de prejuízo possível, principalmente em um setor tão significativo para a economia do estado potiguar. Essas são medidas fundamentais para manter as empresas do setor abertas e garantir a manutenção dos empregos, fator que preocupa bastante a todos no momento”, concluiu José Odécio.

Receba nossas newsletters