IRETAMA – Inaugurado recentemente, o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort é o mais novo empreendimento do Jurema Águas Quentes, antigo Termas de Jurema, que passou por um processo de rebranding e mudança de nome neste ano. A abertura deste novo hotel faz parte da estratégia da nova marca, que visa consolidar o complexo como um destino em todo território nacional. A empresa – que possui 50 anos de existência – trouxe recentemente profissionais e contratou uma consultoria especializada para fazer toda essa transição da marca.
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“Estamos gradativamente mostrando essas mudanças mas sem perder a nossa essência do Termas. É uma empresa de 50 anos, gerida por quatro famílias, sabemos que as pessoas nunca vão esquecer do Termas mas, partindo do principio de profissionalizar a empresa, fizemos o rebranding da transição da marca. Sai o Termas Jurema, vira Destino Jurema Águas Quentes, sai resort e vira complexo hoteleiro, o antigo Termas Jurema vira Lagos Jurema e a nova operação hoteleira vira Jardins de Jurema”, explicou Nilson Bernal, CEO do Jurema Águas Quentes.
Apesar de possuir dois empreendimentos distintos, o produto é um só, como afirma Nilson. “A empresa oferece a opção pro cliente se identificar mais com o Lago ou mais com o Jardins. Temos deixado nosso público mais a vontade, por isso os hóspedes de qualquer um dos empreendimentos têm acesso liberado a todo o complexo. Enquanto o Lagos é mais caseiro e mais família, o Jardins é mais elegante e moderno, um complementa o outro, afinal, não queremos competir com nós mesmos”, explicou.
Lagos ou Jardins
Os públicos são distintos, por isso, existe demanda para os dois hotéis. Enquanto no Lagos o público varia de pessoas da terceira idade, de 70 a 90 anos (de segunda a quinta) e casais com crianças de 5 a 18 anos (aos finais de semana), o Jardins recebe nesse primeiro momento mais casais com recém-nascidos, adultos (principalmente executivos do segmento de Mice) e a terceira idade, de 50-70 anos. Os três principais mercados da empresa são Curitiba, Londrina e Maringá. Em seguida, classificam-se as cidades menores próximas ao complexo. O sul do País também possui um mercado forte mas o resto do Brasil e mercados internacionais representam uma fatia ainda pequena para a empresa.
O objetivo do rebranding é mudar esse cenário. Uma outra operação que faz parte do rebranding da marca é o Vacation Club, programa de Timeshare que já está sendo trabalhado no Lagos e será inserido no Jardins de Jurema em Janeiro de 2020. “O Timeshare é muito recente ainda no Brasil mas é muito forte internacionalmente e os grandes players já estão atuando nesse mercado, não tinha como a gente não aderir. É um investimento importante, inteligente e de longo prazo. No nosso caso, o investimento tem voltado de maneira mais eficiente, estamos batendo a meta mensalmente, vendendo em média R$1 milhão/1,2 milhão, por mês, nesses oito meses de operação. A nossa base de Timeshare fica em Maringá e conta com 35 funcionários. Temos tido bastante sucesso com a venda de Timeshare para o Lagos e pretendemos abrir para o Jardins futuramente também”, explicou o CEO.
Rebranding convida público Mice
Para atingir os objetivos do rebranding, a empresa trouxe parceiros estratégicos para ajudar a marca a ter uma visibilidade maior. “Uma dessas parceiras, é a Mapa Comunicação, que nos ajuda na visibilidade. Nós também reestruturamos toda nossa equipe de vendas. O Marketing, junto com o Marketing da Mapa e área de vendas e comercial têm ajudando a atingir outros mercados, usando todas nossas ferramentas, em todas as mídias (online e offline). Queremos que a visibilidade saia do âmbito regional e vá para o nacional. É um trabalho difícil mas vemos evolução”, afirmou o CEO.
Ações como presstrip, famtours e capacitações aos agentes de viagens também fazem parte da agenda da empresa. Para Nilson, levar os agentes de viagem para conhecer o destino é fundamental e essa experiência é mais que necessária para que os profissionais estejam atualizados no que o complexo tem a oferecer e nas suas novidades. Um novo centro de convenções, que possui capacidade para mais de mil pessoas, será inaugurado até o final de setembro no Jardins de Jurema, com objetivo de levantar a demanda de eventos e atrair o público de Mice pro complexo, aumentando assim a taxa de ocupação do hotel, principalmente durante a semana.
“Existem muitas empresas no entorno do local mas não existem opções de lugares para realizar eventos. Então quando uma empresa decide fazer um evento corporativo, ela tem que realizar o evento dentro da própria empresa ou se descolar para outra região. Nossa aposta é que esse novo centro gere essa demanda”, disse Nilson.
A ampliação da equipe também foi uma das medidas tomadas pela empresa no processo de rebranding. Antes a empresa possuía apenas um executivo para o interior de São Paulo e agora conta com um para a capital, focado em Mice. Curitiba também ganhou um novo executivo com o mesmo objetivo: atrair eventos para o Jardins. Ao total, são quatro executivos trabalhando no mercado de São Paulo, interior de São Paulo, Curitiba e Maringá. A empresa também possui uma equipe local de vendas, que fica baseada em Campo Mourão e atua com grupo, eventos, reservas individuais e OTA’s.
Resultados
Em 2018, o Complexo teve um incremento de mais de 7% em sua diária média, mantendo estável sua taxa de ocupação. Todos os finais de semana no complexo possuem uma excelente taxa de ocupação, com os dois hotéis lotados. O Lagos possui, anualmente, uma taxa de ocupação de 60 a 65%. No seu primeiro mês de vida, o Jardins registrou uma taxa de ocupação de 45% ao total e 100% em todos os finais de semana do mês de agosto.
“Tem sido um desafio bastante interessante e temos obtido bons resultados diante todas essas mudanças, os proprietários também estão apostando e satisfeitos. O nosso objetivo é consolidar cada vez mais a empresa”, afirmou Nilson. No segmento de Mice, até mesmo antes da abertura do novo empreendimento, a empresa já estava apostando e atacando nesse tipo de mercado. Para 2020, a agenda já possui eventos grandes que serão realizados no Jardins, segundo o próprio CEO.
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