Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Turismo em Dados

Dia do Hoteleiro é comemorado há 39 anos no Brasil

O sorteio será realizado por meio eletrônico no dia 31 de maio

Dia 09 de novembro é comemorado o Dia do Hoteleiro no Brasil

Desde o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), realizado no dia 9 de novembro de 1936, a data tornou-se um marco para o setor do turismo, quando passou a ser comemorado o Dia do Hoteleiro. De acordo com dados da própria ABIH, o setor é responsável por 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no Brasil.

A Abav Nacional estima que as agências correspondem pelas vendas de 60% das reservas de hotéis, ou seja, a consultoria de viagens está aliada com o segmento hoteleiro. Diante deste cenário, a representante dos agentes de viagens da capital e do interior paulista, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) também comemora o progresso do setor.

Segundo dados da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, a rede hoteleira brasileira conta com mais de 2,4 milhões de leitos espalhados pelo País, com 31.299 estabelecimentos, com cerca de um milhão de unidades habitacionais, entre suítes, quartos e chalés.

O turismo é encarregado por um a cada dez empregos, sejam diretos ou indiretos, e beneficia cerca de 52 setores sinérgicos que formam a rede. É também um fator importante para o PIB brasileiro, uma vez que injeção de US$ 163 bilhões na economia do País em 2017 e pela geração de mais de sete milhões de empregos.

De acordo com o estudo do Ministério do Turismo e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), cerca de 6,62 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil em 2018. O alto grau de fidelidade dos viajantes que manifestam o desejo de retornar chega a 95,4% e a intenção dos visitantes de negócios ultrapassa os 90%.

A pesquisa ainda apresenta que hotel, flat, pousada ou resort predominam como principal hospedagem (quase 50%) dos turistas, sendo que negócios, eventos e convenções correspondem a 82,5% dessas pessoas que visitam o Brasil e lazer chega a 57,4%. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), 90% dos turistas estrangeiros acreditam que o País apresenta variedade de opções de meios de hospedagem.

Receba nossas newsletters