Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

Expo Fórum Visite São Paulo: capital humano é o principal dos novos desafios da hospitalidade

WhatsApp Image 2023 12 05 at 9.44.02 AM2 Expo Fórum Visite São Paulo: capital humano é o principal dos novos desafios da hospitalidade

Painel “Novos Desafios da Hospitalidade” abriu o Fórum Expo Visite São Paulo; Fernando Guinato, Paula Valdez, Daniela Pereira, André Coutinho, Milena Freire e Johannes Bayer (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – Os “Novos Desafios da Hospitalidade” foi o tema que abriu o 6º Expo Fórum Visite São Paulo, realizado pela SPCVB e Abear, com apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (5), no Sheraton São Paulo WTC. Participaram do painel Fernando Guinato, do Sheraton São Paulo WTC, Daniela Pereira, do Staybridge São Paulo, Johannes Bayer, do Intercontinental, e Milena Freire, do Tivoli.

“Eu diria que são os novos velhos desafios, porque a hotelaria sempre vai ser feita por pessoas. Conseguir pessoas qualificadas, dispostas e comprometidas tem sido o nosso grande desafio hoje”

“Eu diria que são os novos velhos desafios, porque a hotelaria sempre vai ser feita por pessoas. Conseguir pessoas qualificadas, dispostas e comprometidas tem sido o nosso grande desafio hoje”, disse Daniela Pereira. “A primeira experiência do hóspede está logo na recepção. Por isso precisamos ter qualificação para entender o cliente, explicar as facilidades do hotel e da cidade, além de manter os jovens profissionais motivados. Esse é o nosso grande desafio: o capital humano”, completou.

WhatsApp Image 2023 12 05 at 9.44.02 AM1 Expo Fórum Visite São Paulo: capital humano é o principal dos novos desafios da hospitalidade

Milena Freire, diretora Comercial do Tivoli Mofarrej (Eric Ribeiro/M&E)

Sobre os desafios em oferecer uma experiência personalizada, Fernando Guinato afirma que hospitalidade se resume na frase “bem receber”. “Você sabe receber bem aquele hóspede e demonstrar importância sobre a presença dele no seu hotel é fundamental. Eu concordo que nosso desafio é o material humano, principalmente após a pandemia, com uma retomada num ritmo acelerado, mas ter uma equipe que sorri já é meio caminho andado para o sucesso”, destacou ele.

“Você sabe receber bem aquele hóspede e demonstrar importância sobre a presença dele no seu hotel é fundamental. Eu concordo que nosso desafio é o material humano, principalmente após a pandemia”

Ainda segundo o diretor do Sheraton São Paulo WTC, a cidade de São Paulo sempre foi caracterizada pelo Turismo de negócios, mas neste ano em especial sofreu uma transformação, com muitos eventos musicais e artísticos. “O mês de maior ocupação neste ano foi em março, quando tivemos Coldplay e Loolapalooza, além do The Town, no meio do ano. E proporcionar mais opções de lazer para este turista também acaba sendo importante, transformando sua estadia no mais agradável possível”, complementou.

WhatsApp Image 2023 12 05 at 9.44.02 AM Expo Fórum Visite São Paulo: capital humano é o principal dos novos desafios da hospitalidade

Participaram do painel Fernando Guinato, do Sheraton São Paulo WTC, Daniela Pereira, do Staybridge São Paulo, Johannes Bayer, do Intercontinental, e Milena Freire, do Tivoli (Eric Ribeiro/M&E)

Johannes Bayer, do Intercontinental, por sua vez, lembrou que a diversidade da cidade atrai cada vez mais hóspedes. “É preciso, portanto, treinar a escuta ativa para o cliente e para o colaborador. É preciso escutar não só o cliente, mas o colaborador também porque é ele que relata a demanda dos seus clientes. Obter informação de como atender melhor os clientes é essencial e isso passa também pela mudança de perfil do hóspede”, disse o gerente geral.

“É preciso escutar não só o cliente, mas o colaborador também porque é ele que relata a demanda dos seus clientes”

Já Milena Freire, diretora Comecial do Tivoli Mofarrej, destacou as principais mudanças que o setor passou neste pós-pandemia. “A pandemia serviu como lição de vida para todos os setores do turismo. E observar genuinamente os sinais da relação humana é vital para que possamos enxergar de fato o que o cliente precisa. Essa observação precisa ser genuína, para o cliente externo, mas também para o interno, quem atende o nosso hóspede, decodificando as necessidade de cada um deles”, finalizou.

Receba nossas newsletters