SÃO PAULO – Os “Novos Desafios da Hospitalidade” foi o tema que abriu o 6º Expo Fórum Visite São Paulo, realizado pela SPCVB e Abear, com apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (5), no Sheraton São Paulo WTC. Participaram do painel Fernando Guinato, do Sheraton São Paulo WTC, Daniela Pereira, do Staybridge São Paulo, Johannes Bayer, do Intercontinental, e Milena Freire, do Tivoli.
“Eu diria que são os novos velhos desafios, porque a hotelaria sempre vai ser feita por pessoas. Conseguir pessoas qualificadas, dispostas e comprometidas tem sido o nosso grande desafio hoje”
“Eu diria que são os novos velhos desafios, porque a hotelaria sempre vai ser feita por pessoas. Conseguir pessoas qualificadas, dispostas e comprometidas tem sido o nosso grande desafio hoje”, disse Daniela Pereira. “A primeira experiência do hóspede está logo na recepção. Por isso precisamos ter qualificação para entender o cliente, explicar as facilidades do hotel e da cidade, além de manter os jovens profissionais motivados. Esse é o nosso grande desafio: o capital humano”, completou.
Sobre os desafios em oferecer uma experiência personalizada, Fernando Guinato afirma que hospitalidade se resume na frase “bem receber”. “Você sabe receber bem aquele hóspede e demonstrar importância sobre a presença dele no seu hotel é fundamental. Eu concordo que nosso desafio é o material humano, principalmente após a pandemia, com uma retomada num ritmo acelerado, mas ter uma equipe que sorri já é meio caminho andado para o sucesso”, destacou ele.
“Você sabe receber bem aquele hóspede e demonstrar importância sobre a presença dele no seu hotel é fundamental. Eu concordo que nosso desafio é o material humano, principalmente após a pandemia”
Ainda segundo o diretor do Sheraton São Paulo WTC, a cidade de São Paulo sempre foi caracterizada pelo Turismo de negócios, mas neste ano em especial sofreu uma transformação, com muitos eventos musicais e artísticos. “O mês de maior ocupação neste ano foi em março, quando tivemos Coldplay e Loolapalooza, além do The Town, no meio do ano. E proporcionar mais opções de lazer para este turista também acaba sendo importante, transformando sua estadia no mais agradável possível”, complementou.
Johannes Bayer, do Intercontinental, por sua vez, lembrou que a diversidade da cidade atrai cada vez mais hóspedes. “É preciso, portanto, treinar a escuta ativa para o cliente e para o colaborador. É preciso escutar não só o cliente, mas o colaborador também porque é ele que relata a demanda dos seus clientes. Obter informação de como atender melhor os clientes é essencial e isso passa também pela mudança de perfil do hóspede”, disse o gerente geral.
“É preciso escutar não só o cliente, mas o colaborador também porque é ele que relata a demanda dos seus clientes”
Já Milena Freire, diretora Comecial do Tivoli Mofarrej, destacou as principais mudanças que o setor passou neste pós-pandemia. “A pandemia serviu como lição de vida para todos os setores do turismo. E observar genuinamente os sinais da relação humana é vital para que possamos enxergar de fato o que o cliente precisa. Essa observação precisa ser genuína, para o cliente externo, mas também para o interno, quem atende o nosso hóspede, decodificando as necessidade de cada um deles”, finalizou.