RIO DE JANEIRO – Acaba de nascer mais um hotel cinco estrelas no Rio de Janeiro. Mas desta vez, não é qualquer hotel. Trata-se do primeiro Fairmont da América do Sul, conhecido oficialmente como Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, que chega para revolucionar o mercado hoteleiro de luxo da capital fluminense. Com 375 quartos e vista privilegiada de toda a extensão da icônica Praia de Copacabana, o cinco estrelas nasce com conceitos exclusivos e diferenciais para surpreender até o hóspede mais exigente.
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É o caso da inédita experiência 360º na área da piscina principal, com bordas infinitas, que transporta o hóspede para as praias de Copacabana, Leme e Ipanema ao mesmo tempo (acredite se quiser) através da instalação de vidros especiais em volta de toda a piscina, que acabam refletindo a paisagem carioca e colocando o Rio de Janeiro literalmente dentro da unidade, já considerada um resort urbano por contar com toda a infraestrutura de praia, piscina e serviços de luxos que um hotel beira-mar oferece.
Quem está à frente da unidade é o diretor de Vendas e Marketing, Michael Nagy, que assumiu o desafio em 2018. Ao seu lado, o gerente geral Netto Moreira, que foi anunciado em outubro de 2018. Em café da manhã exclusivo para a imprensa, na manhã desta quinta-feira (8), os executivos apresentaram cada detalhe da unidade. Em entrevista ao M&E, o diretor de Marketing e Vendas, Michael Nagy, revelou o verdadeiro DNA do mais novo cinco estrelas do Rio de Janeiro, que recebeu investimentos de R$ 250 milhões.
“Trouxemos o Rio de Janeiro para dentro do empreendimento. A cidade continua passando por grandes transformações, como uma fênix, que não para de se renovar mesmo com todas as suas dificuldades. E agora recebe uma bandeira conhecida em todo o mundo, que nasceu em 1907, em uma das cidades mais emblemáticas do mundo. A Fairmont conta com 77 hotéis espalhados no mundo, todos icônicos, que marcam presença por onde passam. Uma marca mundialmente conhecida agora chega a uma cidade que é a cara do Brasil, o que mostra a evolução contínua do Rio, do destino América do Sul e do comprometimento da Accor”, diz Nagy.
Os diferenciais para inovar
Quando questionado sobre o verdadeiro DNA da bandeira Fairmont e sua responsabilidade em inovar e renovar a cadeia hoteleira de luxo do Rio de Janeiro, Nagy respondeu com exemplos vistos por ele mesmo durante a cobertura do M&E sobre o lançamento do hotel. “Qual foi a sua reação ao chegar no sexto andar? Você ficou boquiaberto. Este é um momento que tenho certeza que você nunca esquecerá. Este repórter que me entrevista entendeu o que é a marca Fairmont, ou seja, que tem a responsabilidade de criar memórias que são levadas para o resto da vida. Você mesmo viu que o Rio de Janeiro está dentro do hotel. Você teve um momento que se tornou memória, e este é justamente o slogan da bandeira. Meus parabéns, você é a razão da nossa existência”, destacou.
Mas o que é este sexto andar? O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana está a 21 metros do nível do mar. Além do lobby térreo com toda a sua infraestrutura, como é padrão em todos os hotéis, o sexto andar é o grande destaque do hotel. Além de área privativa de check-in, é no sexto andar que estão as duas piscinas do hotel (as duas de borda infinita: uma está de frente para a icônica Praia de Copacabana. A outra fica no fundo do hotel, mas é onde o sol da tarde chega para esquentar), o Bar Spirit Copa, o restaurante Marine, que serve café da manhã, almoço e jantar, um grande espaço em comum para hóspedes e o melhor local para fotos e selfies.
Por falar no restaurante Marine, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana investiu em fornos conhecidos como Josper, que promete um sabor primitivo e diferenciado aos pratos justamente por ser trabalhado com carvão. Sem produzir fumaça, o forno acaba sendo o grande protagonista da culinária internacional oferecida pelo cinco estrelas, já que a maioria dos pratos são preparados no forno, que é uma espécia de junção entre churrasqueira e forno. Cada máquina dessa custa em torno de R$ 80 mil. Hoje, por exemplo, durante o café da manhã, o prato servido era o abacaxi grelhado. Outro ponto alto do restaurante é um cortador manual exclusivo que qualquer hóspede pode usar. Hoje, por exemplo, um presunto de parma estava pronto para ser cortado (e quase não sobrou nada).
O hotel
Foram dois anos de obras para que o projeto ganhasse vida. Nessa segunda-feira (5), enfim o Fairmon abriu as portas dos seus 375 quartos com varandas – sendo 68 suítes, duas piscinas, spa, Fitness Center e Centro de Convenções e Eventos Sociais com 13 salas de reuniões distribuídas em 1,5 mil metros quadrados. O hotel ainda conta com o Fairmont Gold, conceito de hospedagem altamente exclusivo, com serviços personalizados, como a Fairmont Gold Lounge, espaço exclusivo que conta com café da manhã, chá da tarde e happy hour, área de check-in e check-out reservada e serviço de mordomia 24 horas.
Os apartamentos, independente da categoria escolhida, contam com um sistema de isolamento de som que ganham destaque pela eficiência, bem como o blecaute das cortinas. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana também conta com espaço elegantes para eventos. São diversas salas, com diferentes tamanhos, que ainda estão sendo finalizadas para começar a já receber eventos. Sem revelar o nome, Nagy já comemorava a conquista de um congresso para 2019, que acontecia em São Paulo há cerca de uma década.
Ao M&E, o diretor de Vendas e Marketing revelou que o Fairmont é um hotel para todas as tribos. “Temos espaços para eventos e, ao mesmo tempo, uma grande área de lazer, espaços para famílias, casais, enfim, todas as tribos são bem-vindas. Calculamos uma média de 70% de público internacional para esta unidade, uma marca que chega também para ganhar o coração dos brasileiros. O Fairmont hoje no Brasil tem 58% de reconhecimento de marca, ou seja, o brasileiro conhece a bandeira. Aqui não tem amador, aqui tem pessoas que vieram para ficar, para entender, se adaptar e evoluir ao lado da cidade, fazendo sempre a diferença para que o Rio de Janeiro cresça, gerando emprego e renda”, finalizou Michael Nagy.
Curiosidades
O diretor de Vendas de Marketing levou a imprensa para conhecer toda a cozinha do Fairmont. Desde a preparação dos alimentos, até a hora de colocá-los no prato. Na ocasião, Michael se vangloriava do Fairmont ser o único hotel do Rio de Janeiro com o padrão de higiene e qualidade no tratamento dos alimentos. Para se ter noção, os alimentos só entram na cozinha através de um tipo de freezer. O alimento chega, é higienizado, entra no freezer por uma outra porta que já está dentro da cozinha.
Outro ponto é a segurança. O diretor afirmou que este é hotel mais seguro da cidade por contar com um sistema de segurança inédito no Brasil, com mais de 350 câmeras e tecnologias avançadas. Michael até nos levou para conhecer o espaço, mas tivemos que deixar as câmeras de lado. Outra curiosidade que faz com que o hotel ganhe em segurança é o fato de estar a 21 metros do nível do mar.
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