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Hotelaria

Fairmont Rio abandona embalagens plásticas e adere a programa de reaproveitamento de alimentos

fairmont Fairmont Rio abandona embalagens plásticas e adere a programa de reaproveitamento de alimentos

Fairmont e a Accor anunciaram a meta de atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050 (Divulgação)

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana ampliou as práticas sustentáveis para conscientizar hóspedes sobre a preservação ambiental. Dentre as novas ações estão a substituição das embalagens plásticas de uso único por papéis biodegradáveis e recicláveis nos amenities; a mudança dos sacos plásticos de lixo por papel kraft, que é 100% natural. Na lavanderia, ainda foram adotados produtos naturais e com alta diluição, para maior desenvolvimento sustentável.

Em continuidade à adequação de práticas mais ecológicas, na cozinha e restaurantes, o hotel aderiu ao programa de reaproveitamento de alimentos, o Comida Invisível, tecnologia para conectar quem quer doar alimentos com quem precisa de doações. Além disso, o sistema de coleta seletiva do lixo e o descarte correto do óleo de cozinha são realizados através de parcerias com empresas especializadas.

“A excelência na hospitalidade vai além de receber bem as pessoas. É necessário que a sustentabilidade seja pensada como parte estratégica do negócio e faça parte do dia a dia da operação. Por isso, engajamos todos na responsabilidade social, econômica e ambiental, conscientizando nossos colaboradores, fornecedores e hóspedes”, diz Netto Moreira, diretor-geral do Fairmont Rio.

Como referência para a indústria em práticas de conservação, o Fairmont e a Accor anunciaram a meta de atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050. O hotel possui duas estações de carregamento elétrico para carros. Além disso, o uso de lâmpadas de LED também garante economia de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar-condicionado, com reaproveitamento de calor, possibilitam mais 34% de economia energética.

Além disso, um sistema de automação permite que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real. Nos banheiros a utilização de mecanismo de descarga dual e redutores de vazão nos chuveiros, torneiras e sensores garantem a economia de energia e de água. Todas as mudanças listadas estão sendo efetivadas para o atendimento dos 375 quartos do hotel.

É possível encontrar bebedouros para incentivar o uso de squeezes por hóspedes e colaboradores. O conjunto das iniciativas listadas ampliam algumas práticas implantadas desde a inauguração do hotel, em 2019, que se compromete ainda mais com o desenvolvimento sustentável e a redução do impacto ambiental em toda a sua operação.

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