Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

FBHA defende aprovação de proposta de reforma tributária

alexandre_sampaio_crédito_Christina_Bocayuva_RGB (2)

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Christina Bocayuva)

Empresários representados pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) estão mobilizados pela aprovação da proposta de reforma tributária intitulada “Simplifica Já”, bem como as entidades do trade turístico nacional, chamada de G20+, que reúne 21 associações atuantes na cadeia produtiva do setor.

O “Simplifica Já” está consubstanciado na Emenda Substitutiva Global 144 à PEC 110, em tramitação no Senado Federal. A proposta tem a intenção de reformar os tributos ICMS, ISS, PIS e COFINS, considerando a desoneração parcial da tributação sobre a folha das empresas, quanto maior forem o número de empregados e a massa salarial da empresa.

“Concluímos que esta proposta traz melhores resultados para o setor produtivo, com ganhos mais equilibrados para os setores público e privado”, afirma o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio. Ele afirma ainda que depois desta crise sem precedentes instaurada pela pandemia, não há espaço para aumento de carga tributária no país. “Precisamos, sim, de simplificação para o cumprimento das obrigações principais e acessórias para que criemos um ambiente de negócios mais pujante e menos desmotivador, como o atual”, sentencia.

Contas públicas

Para o presidente da FBHA, se a situação das contas públicas brasileiras já era grave, com a pandemia que pegou o mundo de surpresa, este cenário se tornou quase caótico. “Agora, há poucas semanas do final do ano, economistas de todo o país enfatizam a necessidade urgente de uma reforma que reduza os gastos do Estado. Se 2019 foi o ano da Reforma da Previdência, 2021 vai exigir total empenho político para embarcarmos rumo a uma economia mais próspera”, conclui.

“Não há dúvidas, entre as entidades representativas do setor produtivo, que a Reforma Administrativa que o governo enviou para o Congresso é muito tímida, afetando somente os funcionários públicos que ainda vão ingressar no serviço público. E isso não basta”, enfatiza Sampaio, lembrando que se não forem tomadas medidas eficazes para preservar o teto de gastos, a possibilidade de a inflação voltar ao Brasil, por conta da necessidade de emissão monetária, é muito alta.

“Já passou da hora do governo olhar com mais atenção para a agenda econômica nacional e executar planos de ação concretos”, diz. “De todas as reformas que já deveriam ter sido feitas há muito tempo, a de redução dos gastos do Estado se tornou prioritária e urgente”, complementa.

Receba nossas newsletters