Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Hoteis.com: Brasileiros têm dificuldade de desligar celular em viagens

O Brasil foi o único país latino-americano a ficar entre as 10 primeiras nações que mais têm dificuldade em deixar tablets e smartphones de lado durante as férias. Segundo a pesquisa global feita pela Hoteis.com os brasileiros ocupam 8ª colocação. O estudo, que analisa o uso de dispositivos móveis durante o recesso em 28 países no mundo todo, explora quais nações acreditam ser mais difícil alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e se desligar no período de descanso.

Ainda de acordo com dados da pesquisa, 62% dos entrevistados brasileiros admitem checar os e-mails durante viagens. Apesar disso, o estudo apontou que quase nove em cada 10 (86,5%) usam as férias para se esquecer do trabalho. E mesmo assim, apenas 30% se arrependem de ter passado muito tempo em gadgets quando retornam. Diferente do resultado de outros países, onde o uso do smartphone está relacionado ao acesso a redes de sociais, no Brasil, os dispositivos são mais utilizados para tirar fotos, consultar mapas e checar a previsão do tempo.

A pesquisa da Hoteis.com também levantou os itens que os brasileiros consideram mais importantes para levar na mala. Enquanto o smartphone ficou bem colocado na terceira posição, ainda foi superado pelo passaporte, que aparece no topo da tabela, e o desodorante em segundo. Na outra ponta do ranking, roupas de ginástica foram apontadas como item menos importante.

Itens mais importantes para brasileiros levarem em viagens:

POSIÇÃO

ITEM DE VIAGEM

1

Passaporte

2

Desodorante

3

Smartphone

4

Óculos de sol

5

Filtro solar

6

Roupas de banho

7

Seguro viagem

8

Guia de viagem

9

Lâmina

10

Roupas de ginástica

Os mais viciados – Os viajantes tailandeses são os mais relutantes a deixar de lado smartphones e tablets quando saem de férias. Segundo dados do levantamento, para 85% dos entrevistados, a ideia de viajar sem seus “adorados” gadgets os faria suar frio. Na segunda posição, aparece a Coreia, com 78% da nação afirmando ter dificuldades de ficar sem tecnologia; já em terceiro, está o Japão com 69%.

POSIÇÃO

PAÍS

% VOTOS

1

TAILÂNDIA

85%

2

COREIA

78%

3

JAPÃO

69%

4

CHINA

67%

5

CINGAPURA

60%

=6

TAIWAN

53%

=6

NORUEGA

53%

8

BRASIL

52%

9

IRLANDA

51%

10

FINLÂNDIA

50%

11

HONG KONG

46%

=12

FRANÇA

40%

=12

RÚSSIA

40%

14

ITÁLIA

39%

=15

ALEMANHA

36%

=15

REINO UNIDO

36%

17

ESTADOS UNIDOS

35%

18

COLÔMBIA

33%

19

NOVA ZELÂNDIA

30%

=20

DINAMARCA

29%

=20

AUSTRÁLIA

29%

=20

HOLANDA

29%

23

MÉXICO

28%

24

CANADÁ

27%

=25

SUÉCIA

23%

=25

ESPANHA

23%

27

ARGENTINA

22%

28

ÍNDIA

20%

Quem conta um conto aumenta um ponto – Quando o assunto é o país que tem tendência de exagerar na hora de contar sobre as férias, a China ficou no topo, com 67% dos participantes afirmando que é bem provável que mintam para amigos e família ao voltar para casa. A Alemanha (64%) ficou em segundo lugar e a Coreia ficou em terceiro, com pouco menos da metade (48%) admitindo que aumenta um pouco a história para impressionar os demais. O Brasil ficou em 14º, já que quase um terço (30%) afirmou que enfeita as aventuras de férias.

“A partir dessa pesquisa global, constatamos que para algumas pessoas, desconectar-se passou a ser uma tarefa difícil. Embora os smartphones tenham se tornado uma ferramenta muito importante para o dia-a-dia das pessoas, facilitando, por exemplo, o acesso a e-mails corporativos, é preciso atingir um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, comentou Juan Pasquel, diretor de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.

 

Receba nossas newsletters