Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Hotéis do Roteiros de Charme ganham guia de orientação para reabertura

Presidente da Roteiros do Charme, Helenio Waddington, apresentou os novos integrantes

Presidente da Roteiros do Charme, Helenio Waddington

Aos poucos, municípios e estados começam a organizar a reabertura das atividades econômicas locais, sob novas regras e protocolos de saúde, em função da pandemia do novo coronavírus. Para subsidiar seus associados na elaboração de um plano de contingência para a reabertura do hotel no pós-Covid, a Associação Roteiros de Charme criou um Guia de Orientação para seus integrantes, alinhado às mais recentes recomendações de órgãos reguladores e administração pública.

“Preparamos este guia atentos à diversidade das regulamentações existentes e à realidade econômica, social e cultural deste país mega diverso, cientes de que o principal remédio para se prevenir da Covid-19 nos hotéis é a correta higienização dos ambientes, além, é claro, do distanciamento, distribuição de álcool gel em locais estratégicos, uso de máscaras etc”, comenta Helenio Waddington, presidente da Associação Roteiros de Charme.

Para a proteção de colaboradores, o guia recomenda, além da adoção de EPIs obrigatórios, o treinamento adequado para atender aos hóspedes que apresentem sintomas e escalonamento das equipes de trabalho para evitar aglomerações, entre outras medidas.

O material recomenda também que os hotéis envolvam seus hóspedes neste movimento, incentivando o distanciamento, higiene frequente das mãos, etiqueta respiratória, além de informar as medidas e protocolos utilizados na cidade. Kit de boas-vindas com máscaras e álcool em gel 70% também estão entre as recomendações.

Sustentabilidade Sanitária

O diretor de Meio Ambiente da Roteiros de Charme, Luiz Franca, lembra que a sustentabilidade, presente nos ideais da Roteiros de Charme desde sua fundação, ganha uma nova dimensão prioritária, a dimensão sanitária.

“A Sustentabilidade Sanitária aparece com urgência máxima neste momento, demandando ações emergenciais. Em seu desdobramento, a sustentabilidade sanitária irá requerer ações mais eficazes na contenção da mudança climática e destruição da biodiversidade. Pesquisadores têm investigado como os desequilíbrios dos sistemas naturais têm provocado o aparecimento de novas doenças através da maior interação de animais silvestres com rebanhos de animais domesticados e o próprio homem”, avalia Luiz França.

Pensando nestas diretrizes de uma nova sustentabilidade, a entidade também firmou uma parceria com a empresa Terpenoil, produtora de uma linha de produtos sanitizantes, com laudo específico da Unicamp sobre a efetividade do desinfetante contra o coronavirus e devidamente registrados e aprovados pela Anvisa, produzidos a partir de matérias- primas naturais de fontes renováveis, com poder de limpeza elevado e mínimos impactos ambientais.

Receba nossas newsletters