O Mercure São Paulo Pinheiros é o primeiro hotel do Brasil a implementar atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de uma plataforma digital. Em parceria com o ICOM, desenvolvida pela ONG AME, a iniciativa permite que hóspedes e clientes com deficiência auditiva se comuniquem sem dificuldade com a equipe do hotel.
Ao chegar ao hotel, o hóspede escaneia um QR Code e se conecta com um intérprete em tempo real como em uma chamada de vídeo, que realiza a intermediação com a equipe do Mercure Pinheiros. O serviço está disponível na recepção, nos quartos e no restaurante, operando 24 horas, inclusive em feriados, com suporte de mais de 100 profissionais qualificados em Libras.
“Acreditamos que a hospitalidade deve ser acessível a todos, e esta iniciativa reforça nosso compromisso em eliminar barreiras e tornar a comunicação mais inclusiva. Nosso objetivo é garantir que os hóspedes se sintam acolhidos e tenham uma experiência plena em nosso hotel. E este é apenas mais um passo nessa jornada: o hotel continua investindo em melhorias e adaptações para garantir um ambiente cada vez mais acessível a todas as pessoas”, destaca Filipe Nobrega, gerente geral do Mercure São Paulo Pinheiros.
“A parceria entre o ICOM e o hotel Mercure Pinheiros não é apenas um avanço para o setor hoteleiro, mas um marco na inclusão de pessoas com deficiência no turismo. Acessibilidade e lazer devem caminhar juntos, garantindo que todos tenham o direito de viajar e desfrutar de experiências com autonomia e dignidade. Esse lançamento só reforça a missão do ICOM: quebrar as barreiras da comunicação”, comenta José Araújo, CEO do ICOM e Presidente da AME.