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Destinos / Hotelaria

Receptivos criam associação para representar um mercado de R$ 2 bilhões e 3 mil agências

Recept

Entidade representa um mercado de R$ 2,1 bilhões de faturamento anual

As mais de 3 mil agências de turismo receptivo do Brasil ganharam uma representação. A Recept, Associação Brasileira de Turismo Receptivo, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (27) com objetivo de organizar o setor, estruturar ações exclusivas e equiparar a atuação do turismo receptivo em todo o país. A entidade nasce com um foco institucional de defender um mercado de R$ 2,1 bilhões de faturamento anual, que gera aproximadamente R$ 315 milhões em impostos diretos e garante cerca de 78 mil empregos.

“A gente sentiu a enorme urgência de ter uma associação dos receptivos. Os receptivos são os grandes heróis pois são empresas que trabalham 24 horas por dia. A pandemia proporcionou um tempo que nenhuma de nossas empresas teriam e acabamos descobrindo que a gente não tinha uma representatividade. No próprio Ministério não tínhamos representatividade. A Lei Geral do Turismo não prevê a figura do receptivo”, destaca Cesar Fernandes, da TourShop, presidente da Recept, durante coletiva de imprensa virtual de lançamento da entidade.

Em seu início, a associação focará na busca de dados para criação de propostas para políticas públicas no segmento de turismo receptivo, além de ter estatísticas confiáveis sobre a movimentação do setor, para criar não só ações não só para o segmento, mas também para todo o trade turístico.

“Existe um número do Ministério de 3.039 agências, de acordo com dados do Cadastur. Mas tem muitas agências consideradas pequenas, por não ter frota própria, mas que tem um grande volume e utilizam serviços de outras agências. Vamos ter um trabalho de entender quantas são essas agências, quantas são agências com frota própria e entender quantos passageiros transportamos. Vamos ter números. Você não pode ver a quantidade de turistas apenas pela ocupação da hotelaria. Chegar a conclusão de quem somos e quanto somos é nosso grande desafio”, explica Cesar Fernandes.

Cesar Fernandes, presidente da Recept

Cesar Fernandes, presidente da Recept, durante o lançamento da entidade

A ASSOCIAÇÃO

A entidade inicia suas atividades com 20 empresas fundadoras, incluindo os principais serviços receptivos do Brasil. Entre elas Atalaia Noronha (PE), Brocker Turismo (RS), Capixaba Turismo Receptivo (ES), Cgtur Turismo e Receptivo (SC), Ernanitur (CE), Grou Turismo (BA), Luck Receptivo Alagoas (AL), Luck Receptivo João Pessoa (PA), Luck Receptivo Natal (RN), Luck Receptivo Recife (PE), Natural Travel/Grupo Cassinotur Receptivos Iguaçu (PR), Pianeta Vacanze (RJ), Potiguar Turismo (RN), Serra Verde Express (PR), TourShop (RJ), Transatur Caldas (GO), Turistur Turismo (RS) e WS Receptivo (AL).

De acordo com Cesar, outras dezenas de empresas devem se associar já nos próximos dias. Além do presidente, integram a diretoria nesta fundação o vice-presidente, Gustavo André Queiroz Alves (Capixaba Turismo Receptivo), o diretor de relacionamento privado, Marcelo Lemos (Pianeta Vacanze), pelo diretor de relacionamento público, Marcus Mota (Grou Turismo), e pelo diretor administrativo, Sérgio Mesquita (Ernanitur). O estatudo prevê eleições a cada dois anos.

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