Segundo o economista Adam Sacks, a diária média real e a receita por quarto disponível (RevPAR) da hotelaria terão sua recuperação total somente em 2024. O dado foi reproduzido por Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil, que esteve presente na ROC Americas e na Marketing Strategy Conference, eventos realizados nos Estados Unidos, compartilhando os insights adquiridos durante a Revenue Optimization Conference (ROC) no Brasil.
Durante a edição realizado nesta semana, também foram abordadas quatro tendências do comportamento de consumo: entender as mudanças nos clientes, que apontam querer se sentir mais saudáveis e não desejam mais trabalhar sozinhos; o futuro é assistência rápida, como é o caso do Walmart Orlando, que entrega produtos de até 4,5 kg por drone em até duas horas; o futuro é a comunicação honesta – o seu hotel precisa comunicar a sua essência, sendo fiel ao que você é e acredita, além de transparente na cobrança de extras e opcionais; e o futuro é uma interação phygital, ou seja, integrando o mundo físico ao digital.
“Sacks coloca como segundo grande desafio do momento, seguindo a inflação, a escassez de mão-de-obra. A situação atual nos obrigou a aumentar o preço das diárias, o que leva também a uma expectativa de entrega de serviço e atendimento ainda superior. Desta forma, a dificuldade de contratação coloca pressão nos preços”, conta Gabriela, recordando que o turismo corporativo seguirá em processo gradual de retomada, com a demanda reprimida sendo a base desse mercado por um bom tempo e indicando que as empresas tenham cuidado ao analisar os dados atuais e as perspectivas que levam em conta essas vendas.