Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Royal Hotéis cresce mais de 200% em receita em 2022

Acácio Pinto, diretor-executivo da Royal Hotéis (Foto: divulgação)

Acácio Pinto, diretor-executivo da Royal Hotéis (Divulgação)

Em 2022, a Royal Hotéis registrou uma receita de R$ 59 milhões, o que representa crescimento de aproximadamente 270% sobre 2021, quando alcançou R$ 16 milhões. Em comparação com 2019, pré-pandemia, a empresa registrou R$ 34,3 milhões em faturamento. Levando-se em consideração os mesmos cinco hotéis em operação no período, a Royal atingiu em 2022, receita de R$ 40,6 milhões, crescimento equivalente a 18% frente aos resultados de 2019.

“Após um ano de recuperação e transição, 2019 ainda é o nosso maior espelho, sendo que as comparações com o período pré-pandemia fazem mais sentido em relação aos resultados de 2022”, afirmou Acácio Pinto, diretor-executivo da Royal Hotéis.

Fruto do crescimento de mais de 38% na diária média, frente ao acumulado de 2019, o resultado reflete também em um incremento de 59% em RevPar Full. A taxa de ocupação da rede apresentou queda, atingindo (–) 5,9% em comparação ao ano referido. Foram praticamente 130 mil noites vendidas em 2022, o que representa crescimento de 72% sobre 2021.

“O índice alcançado foi puxado pela retomada dos preços, como também por receitas em A&B, eventos, coworking, estacionamento, além da melhor gestão de gastos, o que gerou um aumento de 78,5% em GOP (Lucro Operacional Bruto) em comparação a 2019”, destacou Acácio. “Apesar de termos atravessado 2022 com uma economia ainda fragilizada, num processo de recuperação lento e num ano eleitoral com forte polarização, conseguimos ter um desempenho consistente”, completou.

Expectativa para 2023

Para 2023, a Royal Hotéis tem expectativa de ultrapassar R$ 95 milhões em receitas, o que representaria 60% de aumento em faturamento em relação a 2022. “Nossa expectativa para este ano é ajustar os tarifários, impulsionando ainda mais a nossa diária média e escalar a ocupação dos hotéis, inclusive daqueles que ingressaram na rede no ano passado”, ressaltou Acácio.

Para 2023, o executivo também tem a expectativa de que a Royal mantenha seu crescimento em receita e GOP (Lucro Operacional Bruto). “Além de estarmos sempre focados em melhorar o desempenho dos nossos hotéis e evoluir com a expansão do nosso portfólio, estamos planejando atuar com novos produtos e bandeiras, com novos modelos contratuais e em novos mercados”, contou Pinto.

Expansão

Em 2022, a companhia converteu três hotéis – Castro’s Park Goiânia (GO), Hotel Fazenda Sertão Veredas, em Paraopeba (MG) e Hotel Ferraz Pouso Alegre (MG). Além disto, a companhia firmou uma aliança comercial com a rede hoteleira Charlie, adicionando mais de 1 mil apartamentos ao seu portfólio de vendas. “A aliança com a Charlie amplia a nossa representatividade no mercado hoteleiro e experiência no segmento de hospedagem de Long Stay”, comemorou o diretor.

A Royal Hotéis chegou ao final de 2022 com oito hotéis em seu portfólio:

  1. Castro’s Park Hotel;
  2. Hotel Fazenda Sertão Veredas;
  3. Hotel Ferraz Pouso Alegre;
  4. Royal Boutique Savassi;
  5. Royal Boutique Jardins;
  6. Royal Golden Savassi;
  7. Royal Design Savassi;
  8. Royal Center Lourdes.

Neste ano, a companhia já adicionou o Hotel Vila Rica Campinas, agregando mais 96 apartamentos à rede. “Iniciamos este ano com a entrada deste importante hotel de Campinas, cujo projeto de restauração, certamente consolidará o Vila Rica como o hotel mais tradicional da região, trazendo inovações em serviços, produtos e investimentos em novas áreas geradoras de receitas. A Royal Hotéis possui em seu inventário, contratos assinados para novos empreendimentos, o que ampliará sua atuação no segmento de Lazer e Eventos”, disse.

Investimentos

Os últimos 18 meses foram marcados também por amplos investimentos em retrofit. Foram aplicados mais de R$ 10 milhões em renovação nos cinco hotéis com bandeira Royal, sejam eles patrimonialistas ou em SCP. De acordo com o diretor-executivo da Royal Hotéis, o objetivo das reformas foi trazer modernização e maior flexibilidade para os clientes.

A empresa também aumentou o quadro de colaboradores em 2022, chegando a um total de 388 profissionais. “Com o fim da pandemia e o avanço das atividades turísticas, o setor de hotelaria está otimista, tanto que fizemos 148 contratações no último ano. Este número demonstra o impacto do setor no país e seu potencial de contribuição para a recuperação econômica, a partir da geração de empregos e desenvolvimento”, finalizou Acácio.

Receba nossas newsletters