Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Turismo em Dados

Setor de alimentação fora do lar já se aproxima dos níveis pré-pandemia, diz FBHA

Alexandre Sampaio CNC 2021 - Créditos Marcelo Freire

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Marcelo Freire)

O setor de alimentação fora do lar, representado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), vem celebrando a retomada no Brasil. Recentemente, dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), mostraram que em abril houve um aumento nas vendas do setor de quase 75% no comparativo anual. Os dados apontam importante retomada do setor que abrange restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks.

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, comenta que o setor de alimentação foi um dos mais afetados pela crise sanitária e que empresários do ramo precisaram se adaptar à nova realidade, enfrentando perdas progressivas apesar de todas as ações realizadas para evitar fechamentos.

“Estima-se que quase cem mil restaurantes, bares e similares interromperam suas atividades definitivamente devido à ausência de clientes, provocada, especialmente, pela diminuição de circulação de pessoas nas ruas durante os períodos de maior contaminação. Portanto, essa recuperação em 2022 não somente é esperada como celebrada por todo o setor”, comemora Sampaio.

A pesquisa mostra, ainda, que com crescimento nas vendas, no número de transações e no tíquete médio, o setor se aproxima dos níveis pré-pandemia. As vendas em abril tiveram um aumento de 74,6%, em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, a expansão é de 48,6%. O número de lojas também aumentou quase 3%, passando de 7.883 para 8.110. Essa alta demonstra que, além da expansão do setor, houve impacto na geração de empregos, injetando dinheiro na economia.

Receba nossas newsletters