Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Setor de hospedagem e gastronomia assina convênio para gerar renda a partir do óleo usado

A 23ª edição do Cihat — Congresso Internacional de Gastronomia; Hospitalidade e Turismo; ocorrido ontem (29/03) no Palácio de Convenções do Anhembi; São Paulo. Dentre os convênios assinados; um dos mais importantes e que definiu uma nova agenda para as políticas de sustentabilidade da CNTur; organizadora do congresso — foi entre a confederação e a Ecóleo (Associação Brasileira para Sensibilização; Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível).

O acordo prevê a destinação do óleo usado dos estabelecimentos participantes às entidades e empresas associadas à Ecóleo; que vão empregar os detritos na manufatura de produtos com base nessa matéria-prima; como biodiesel; detergente; etc.
 
O objetivo; além de gerar renda com produtos originados de resíduos que seriam descartados no meio ambiente; é também evitar o entupimento e rompimento de adutoras que sofrem com a gordura que se acumula em suas paredes.

“Conquistamos hoje a marca de 1;7 milhão de litros de óleo usado recolhidos por mês; e com o uso produtivo que fazemos dele; empregamos até agora 1;8 mil pessoas”; celebra Célia Marcondes; presidente da associação. “Vamos criar selos para os restaurantes parceiros usarem em suas portas e menus. O público reconhece e valoriza a responsabilidade sócio-ambiental do estabelecimento”; explicou Nelson Abreu Pinto; presidente da CNTur.

Receba nossas newsletters