Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

SindRio pleiteia R$ 1 milhão para treinamento

.

.

O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) está pleiteando com o deputado Brizola Neto uma emenda federal de R$ 1 milhão que será dedicada exclusivamente ao treinamento de mão de obra dos seus associados; hoje com mais de 2.200 sócios ativos; representando 10% da base nacional. Esses treinamentos vão seguir o modelo utilizado hoje na Federação Nacional de Hotéis; Bares; Restaurantes e Similares (FNHBRS).

“O empresário associado quer basicamente treinamento e estamos investindo nisto. Este é o principal retorno que ele pode ter”; afirmou Alexandre Sampaio; presidente do SindRio em visita à sede do MERCADO&EVENTOS; no Rio de Janeiro; onde foi recepcionado por Roy Taylor; vice-presidente do grupo.

Sampaio; que está no Sindicato há mais de uma década; se despede em maio do cargo quando tentará se eleger presidente da FNHBRS: “Na chapa estão novas lideranças e antigos representantes do setor que vão ajudar a trazer inovação alinhada à experiência”; disse. Segundo ele; caso saia vencedor no pleito; o projeto inicial é fazer um trabalho “mais interno; voltado para à Federação”: “Pensamos em criar uma ONG para fazermos novos convênios e uma feira de alimentação no qual pretendemos buscar um mix com outras entidades do setor; como a Abrasel; por exemplo”; afirmou Sampaio; que disputará a eleição do dia 27 de maio; contra Alfredo Lopes; atual presidente da ABIH-RJ.

Sampaio falou ainda do projeto para o segundo semestre envolvendo Fohb e Resorts Brasil; outras duas entidades do setor. De acordo com ele; a ideia é trazer cases de sucesso no exterior para discutirem assuntos relacionados à hotelaria brasileira: “Começamos essa conversa e pretendemos atuar juntos em alguns segmentos; mas ainda estamos vendo a melhor forma de fazer”.

Nova classificação hoteleira deverá ser melhorada

Enquanto representantes do Ministério do Turismo (MTur) discutem com especialistas e empresários do setor de turismo a nova classificação hoteleira; Alexandre Sampaio deu sua opinião sobre a mudança. Entre as novas medidas está as oito novas matrizes que foram elaboradas para contemplar diferentes modalidades: hotel de selva; hotel histórico; pousada; resort; cama e café; hotel fazenda; flat e hotel urbano.

“As matrizes vieram para ficar. Eu não sou contra essa mudança; desde que contemple o que foi proposto”; afirmou; lembrando que no decorrer do ano as classificações serão aprimoradas.

Sampaio confirmou ainda que vai se reunir para discutir com Ricardo Moesch; diretor de Estruturação; Articulação e Ordenamento Turístico do MTur; alguns pontos que ele considera preocupantes; entre eles o fato de empresas estatais só poderem comprar estabelecimentos que estejam classificados. Essa medida; acredita o dirigente; torna obrigatório a classificação.

Alexandre Sampaio

Receba nossas newsletters