Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

5ª Jopat: Falta de incentivos governamentais dificulta desenvolvimento do setor

.

.

 
Teve início hoje (25/03) a 5ª Jornada de Parques e Atrações Turísticas – Jopat; evento criado para discutir os desafios e incentivos para o setor. Nesta edição; que contou com a participação de Ricardo Moesh; do Ministério do Turismo; e diversos parlamentares; foi mostrado o potencial do setor no país e os gargalos na legislação atual que impedem o seu desenvolvimento.
 
“Hoje em dia os parques brasileiros recebem cerca de 15 milhões de visitantes por ano; enquanto os Estados Unidos recebe 300 milhões. Vemos aí que temos um enorme potencial de crescimento; especialmente focando no turismo local e regional”; afirmou Alain Baldacci; presidente do Sindepat. “Mas para isso precisamos juntar forças com o governo; pois faltam incentivos e sobram falhas na legislação vigente no que diz respeito ao parques”; continua.
 
Ele usou de exemplo problemas com relação à sinalização turística com o nome dos parques e a rigidez da legislação trabalhista. “As leis atuais nos proíbem de colocar placas com os nomes dos parques; e somos obrigados a colocar termos genéricos. Além disso; somos obrigados a dar folga a pelo menos 25% da força de trabalho aos domingos; dia de grande movimentação nos parques. É necessário uma maior flexibilização das leis trabalhistas específicas para atrações turísticas; já que durante a semana o movimento é menor; e não pode ser comparado a outros serviços”; reforçou; frisando que essas dificuldades contribuem para a falta de qualidade e excelência dos parques brasileiros.
 
Ricardo Moesch; do Ministério do Turismo; participou da mesa de abertura e garantiu que o governo federal quer trabalhar como facilitador; e prometeu ajudar o setor. “Vamos trabalhar junto ao governo para ajudar nessas questões; como na flexibilização da carga horária dos funcionários de parques e atrações turísticas; assim como incentivar o uso de energias renováveis; que são boas para o meio ambiente e para a economia dos parques. Além disso; reativamos o Fungetur; que já está sendo usado pela hotelaria; e poderá ser usado também pelas atrações turísticas”; explica.
 
Palestrante internacional – A quinta edição do evento contou também com um palestrante internacional. O americano Dennis Speigel; presidente da International Theme Park Services; destacou os benefícios sociais e econômicos para o governo ao investir nos parques.
Como exemplo; Speigel mencionou a Disneyland; na Califórnia; que gera um impacto de US$ 3.6 bilhões na economia americana. “Só a Disneyland da Califórna paga US$ 255 milhões em taxas para os governos municipal; estadual e federal”; afirmou.
 
Alain Baldacci complementou a palestra de Speigel; reforçando a importância de tais atrações para a economia local. Ele salientou que Orlando recebe 880 voos diários; com 86 mil desembarques. “Isso só foi possível graças aos parques da cidade. Hoje; Orlando possui 116 mil quartos de hotel. Esses números só comprovam a magnitude desse mercado”.
 
A 5ª Jopat acontece hoje (25/03); durante todo o dia; no Rio Othon Palace; em Copacabana. Entre os participantes estavam também odeputado Otávio Leite; Sávio Neves; presidente do Trem do Corcovado; Afonso Bispo; secretário de Turismo de Vitória (ES);e Faissal Saleh; secretário do Paraná; entre outros.

Mesa de abertura do Jopat, com Ricardo Moesch, do MTur, Alain Baldacci, do Sindepat, Maurício Lobo, vice presidente da RioTur, representando Ronald Ázaro, Enrico Fermi, da ABIH e Eraldo Alves, do CNC

Receba nossas newsletters