Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

​MTur pode ir ao Congresso Nacional para a isenção do visto olímpico

Vinicius Lummertz, Henrique Alves e Junior Coimbra, secretário Nacional de Políticas do Turismo

Vinicius Lummertz, Henrique Alves e Junior Coimbra, secretário Nacional de Políticas do Turismo


O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, marcaram presença na 82ª reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram apresentados as ações e programas realizados pelos Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior (EBTs), além da plataforma digital da Embratur, e a apresentação das feiras para o trade.

De acordo com o ministro, que sempre toca no assunto “isenção de visto olímpico”, é preciso o apoio em conjunto dos estados e os órgãos de turismo para ganhar a “luta” de isentar o visto para os norte-americanos e fomentar, ainda mais, a presença deles no Brasil durante as Olimpíadas. “Essa questão dos vistos, essa luta sozinho não iremos vencer. Logo essa proposta estará sendo votada, mas precisamos de parceria com os estados que é a grande força do turismo brasileiro. Se a coisa complicar, vamos tentar via Congresso Nacional e apresentar uma medida provisória a fim de estabelecer excepcionalmente de maneira temporária a isenção de vistos para os turistas norte-americanos. Eu tenho certeza que se abrirmos esse mercado para o grande campeão das Olimpíadas, eles vão invadir o nosso país”, disse o Ministro Henrique Alves.

Henrique Eduardo Alves ainda abordou o potencial turístico do Brasil e quais estratégias deverão ser seguidas para fomentar, cada vez mais, a presença internacional no país. “Todos sabem mas devo ressaltar que o números do turismo brasileiro poderiam ser muito melhores e o segmento tem perdido, ao longo do tempo, a força política na questão da clareza orçamentária. Temos de ter um exército, um porto seguro, que reúne as agências, operadores, e todas as áreas do Turismo para uma parceria mais transparente. As Olimpíadas é um grande momento para o Brasil se mostrar ao mundo e apresentar todos os tipos de turismo praticados no país. É um leque raro de oportunidades para conjugar como o Brasil conjuga”, disse Henrique Eduardo Alves, Ministro do Turismo.  

No começo da 82ª reunião do Fornatur, o Ministro do Turismo recebeu dezenas de cartas do RioCVB com o desejo da extinção do visto norte-americano durante o ano olímpico. Entre as correspondências está o apoio da Braztoa, de vários CVBs como o de Foz do Iguaçu, Porto Alegre, São Paulo e Recife, além de iniciativas privadas como o RIOgaleão e a Avianca. “Vou tirar uma cópia para mim e levarei todas essas correspondências à presidente Dilma Rousseff”, disse Henrique Alves. A presidente estará no Rio de Janeiro no próximo dia 5 de agosto, quando faltará um ano para o início das Olímpiadas.

Foto: Jade Nunes

Receba nossas newsletters