Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Antonio Carlos Valadares cotado para assumir Ministério do Turismo

O site “Último Segundo”; do portal iG; confirma que o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi  convidado pela presidenta eleita Dilma Rousseff para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Luiz Barretto; ligado ao PT de São Paulo. O convite teria sido intermediado pelo ministro das Relações Institucionais; Alexandre Padilha; em conversa no início da tarde desta terça-feira.
 
Num primeiro momento; Valadares teria sido cotado para ficar com o novo Ministério da Micro e Pequena Empresa; promessa de campanha de Dilma. Ele; porém; teria recusado a proposta para esta vaga. Segundo fontes do partido; o senador teria dito ao presidente do PSB  que “não queria ser uma rainha da Inglaterra” e; a depender do ministério; preferiria ficar no Senado. O Turismo então; passou a ser opção para Valadares; transformando o assessor de Dilma; Alessandro Teixeira; presidente da Apex Brasil; em alternativa para ficar com a pasta da Micro e Pequena Empresa.
 
Valadares confirmou ao iG que esteve com Padilha hoje; embora tenha investido na tese de que foi tratar de emendas da bancada de Sergipe. “Estive com Padilha porque sou coordenador da bancada de Sergipe. Fui levar para ele a relação das emendas que ainda não foram empenhadas”; disse ele. Valadares disse que não tratou do assunto de ministério com Padilha. “Assunto de ministério está sendo tratado pelo Eduardo Campos”; afirmou. Padilha também negou que tenha falado sobre montagem de governo com Valadares.
 
O principal objetivo com a possível indicação de Valadares no Turismo é dar uma cadeira no Senado para o presidente do PT; José Eduardo Dutra. Ele é o primeiro suplente do senador do PSB. Com ida de Valadares para o ministério; Dutra fica com o lugar do socialista no Senado. As articulações nesse sentido foram evidenciadas no mês passado; mas; desde o início das negociações; o PSB deixou claro que uma indicação de Valadares teria de ser contabilizada na cota do PT; já que a operação teria Dutra e seu partido como beneficiários. Dutra abriu mão de disputar a eleição para coordenar a campanha de Dilma ao Palácio do Planalto.
 
Já o Partido dos Trabalhadores vem realizando articulações pela permanência do ministro Luiz Barretto à frente da pasta. Fontes do Turismo ligadas ao novo governo confirmam ainda que existem informações de que Barretto estaria cotado para assumir a presidência nacional do Sebrae.
Receba nossas newsletters