Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Cadastur já conta com 58 mil estabelecimentos

Acampamentos turísticos tiveram crescimento de 42% - Crédito: Divulgação/Parque da Cachoeira

Acampamentos turísticos tiveram crescimento de 42% – Crédito: Divulgação/Parque da Cachoeira

O Ministério do Turismo registrou recorde de estabelecimentos cadastrados desde o lançamento do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. Ao todo, o programa já conta com 58,2 mil empresas cadastradas, 4 mil a mais que em 2015, cerca de 7%.

“O crescimento no número de cadastros demonstra que mesmo em um ano desafiador como o que passamos, o turismo continua crescendo. Temos mais empresas, o que significa mais oportunidades e mais empregos para os brasileiros”, comemorou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Entre as atividades que tiveram um maior incremento no número de cadastrados estão os acampamentos turísticos, com crescimento de 42%, passando de 14 empresas em 2015 para 20, em 2016; e transportadoras turísticas, que tiveram um crescimento de 30% no número de certificados este ano, passando de 1.421 para 1.832 empresas cadastradas.

De acordo com a Lei Geral do Turismo, agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos e parques temáticos devem se certificar no MTur. Nesses casos, o cadastro é obrigatório. Para estabelecimentos como restaurantes, parques aquáticos, marinas, centros de convenções e locadoras de veículos, o cadastro é opcional.

Para se cadastrar, é preciso acessar o site do Cadastur. Para as empresas existem várias vantagens: apenas os cadastrados podem participar de programas e projetos do governo federal, como programas de qualificação e apoio em eventos e feiras.

Outro benefício é o acesso a financiamento por meio de bancos oficiais e, no caso de agências e operadoras, as empresas cadastradas podem reduzir de 25% para 6% o imposto sobre remessas ao exterior.

Receba nossas newsletters