Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Confederações solicitam ao Senado que não aprove destinação de verbas para Embratur

congresso brasilia camara senado marcello casal agencia brasil Confederações solicitam ao Senado que não aprove destinação de verbas para Embratur

Votação nos próximos dias prevê 5% dos recursos de Sesc e Senac para a Embratur (Marcello Casal/Agência Brasil)

As confederações patronais brasileiras entregaram uma carta-manifesto aos senadores da República, solicitando a não aprovação dos artigos 11 e 12 do PLV 9/2023, fruto da MPV 1.147/2022, que deve ir à votação nos próximos dias e prevê 5% dos recursos de Sesc e Senac para a Embratur. As entidades pedem “a sensibilidade para a relevância da matéria” e renovando, “acima de tudo, os laços de união e empenho em favor do Sistema S e, consequentemente, do Brasil”.

Assinam os presidentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros; da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Costa; e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Márcio Lopes de Freitas.

Leia também:
Embratur diz que vai interromper promoção do Brasil no exterior sem recursos do Sesc/Senac
Embratur destaca importância da verba de Sesc/Senac para a promoção do Brasil no exterior
CNC classifica envio de recursos do Sesc/Senac para Embratur como “desvio”
“Sem orçamento, o Brasil fechará as portas para o mundo”, diz Embratur

O documento reforça que “a inserção dos mencionados artigos no texto atual da proposição prejudicará milhões de atendimentos oferecidos à população nas áreas de saúde, educação, assistência, cultura, lazer e profissionalização. Ou seja, as consequências serão sofridas pelos trabalhadores dos diversos segmentos econômicos e pessoas que mais necessitam ter garantido o acesso aos serviços básicos e fundamentais, previstos na Constituição da República”.

As confederações reiteram que os artigos, além de desfigurar o sistema constitucional, vão contra a lógica orçamentária constitucionalmente prevista. Em outro trecho, a carta ressalta que o desvio de recursos destinados ao Sistema S vai em direção oposta à “garantia dos direitos fundamentais à assistência social, à saúde, à educação, à valorização do trabalho humano, todos promovidos pelos Serviços Sociais Autônomos, e todos considerados cláusulas pétreas (art. 60, § 4º, inciso IV, CF)”.

Receba nossas newsletters